Rubens Barrichello fez uma ´trapalhada´perigosa no circuito de Mônaco. Foto: Divulgação (ATT Williams)

Quando alguém pensa que já viu de tudo na F1, sempre se surpreende. A sexta etapa do mundial 2010 disputado em Mônaco, no último domingo, beirou um espetáculo circense. Quem vai esquecer do Rubinho jogando de forma infantil o volante da sua Williams na pista após o acidente que teve durante a prova? Quando o piloto brasileiro foi buscar-lo, a McLaren de Hamilton já havia pasado por cima. Ainda bem que não causou nenhum problema mais sério.

Outro exemplo foi a sequência de ultrapassagens do espanhol Fernando Alonso realizadas durante a prova, derrubando a velha máxima do circuito de Montecarlo que diz que é impossível ultrapassar ali. Alonso largou dos boxes com a sua Ferrari e ganhou 18 posições graças a uma pilotagem agressiva e a estratégia da equipe italiana. Acabou sexto e tem gente que até agora não entendeu como.

Alonso só foi ultrapassado pelo alemão Michael Schumacher na última volta. O problema é que ninguém avisou o ´Kaiser´ que já não estaba permitido ultrapassagens com o safety-car em pista na volta final. Ao menos isso disse a velha raposa. Acabou sancionado e perdendo os pontos ganhos na pista. Seu inimigo íntimo, o expiloto Damon Hill foi um dos comissários que votaram pela punição.

Nova dobradinha da Red Bull no mundial 2010 de F1. Foto: Divulgação (Red Bull Racing)

O único que não surpreende a ninguém é a ditadura imposta pela Red Bull nessa temporada. Nova dobradinha da equipe austríaca que agora além de mandar no mundial de construtores, tem os seus dois pilotos – Mark Webber e Sebastian Vettel – empatados na liderança do campeonato. Um passeio em cada corrida. Se ninguém acordar a tempo, o mundial 2010 será para Red Bull o que o do ano passado foi para a Brawn GP.

Classificação mundial F1 Pilotos (5 primeiros)

1 – Mark Webber (AUS/Red Bull Racing) –  78 pontos
2 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Racing) – 78
3 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 75
4 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 70
5 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 61

Classificação mundial F1 Construtores (5 primeiros)

1 – Red Bull Racing –  156 pontos
2 – Ferrari – 136
3 – McLaren-Mercedes  – 129
4 – Mercedes GP – 78
5 – Renault – 65