O time que quiser ser campeão esse ano nas principais ligas européias terá que desempenhar um bom papel dentro de campo até a última rodada. Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França respiram emoção nessa reta final dos seus respectivos campeonatos nacionais. O equilibrio é tanto nessas competições que ao contrário dos anos anteriores, ninguém se arrisca em dar um palpite.

A Liga Espanhola é a que apresenta uma menor igualdade entre as equipes, já que concentra a briga pelo campeonato apenas em dois clubes: Barcelona e Real Madrid. Nas demais sobem o número de candidatos, com destaque a Liga Francesa onde somente cinco pontos separam o 1º do 6º colocado na tabela. Confira o panorama das cinco melhores ligas do mundo.

Liga das Estrelas (Espanha)

O título da Liga Espanhola BBVA 2009/10 é uma briga particular entre o Barcelona e o Real Madrid, como se os demais não existissem. A superioridade é tanta que após 28 rodadas, ambos se encontram empatados com 71 pontos na liderança, um recorde na história dessa competição desde que foram introduzidos os três pontos por vitória. Além disso, superam por 18 pontos ao terceiro colocado, o Valência.

CR9 marcou dois na última quarta-feira, na vitória do Real Madrid contra o Getafe, por 4 a 2. Foto: LD Sport News

Faltando dez rodadas para o final do campeonato todos sabem que o grande clássico do dia 10 de abril no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, dará o veredito final à Liga das Estrelas. Enquanto isso, a briga entre os dois segue tão acirrada que qualquer golzinho marcado a mais que o rival na rodada é celebrado com euforia. Afinal, o saldo de gols é o que está dando a liderança até o momento ao Real Madrid.

Classificação após 28 rodadas

1º Real Madrid – 71 pontos

2ºFC Barcelona – 71

3º Valência – 53

Premier League (Inglaterra)

Na Inglaterra, a disputa se concentra em três equipes: Manchester United, Arsenal e Chelsea. Em cada rodada pode mudar o líder. O M.United segue na ponta com 69 pontos em 31 jogos, muitos deles graças ao genial estado de forma de Wayne Rooney . O atacante inglês dos ´Diabos Vermelhos´ lidera a artilharia da competição, com 26 gols.

O Arsenal vem logo atrás, com 67. Os ´Gunners´ se recuperaram e agora lutam abertamente pelo título inglês. Já o Chelsea tem 65 pontos, mas com uma partida menos que os seus rivais. A equipe do multimilionário russo Roman Abramovich deseja voltar a dominar a Premier League e para isso deposita suas esperanças no talento do atacante Drogba, que já leva 22 gols no campeonato.

Classificação após 31 rodadas

1º Man. United – 69 pontos

2º Arsenal  – 68

3º Chelsea  – 65 *com um jogo a menos

Calcio (Itália)

No país de Berlusconi o roteiro se assemelha ao do coelho e a tartaruga. A Internazionale de Milão disparou no começo dando a impressão que não teria rivais na briga pelo ´scudetto´. O problema é que o time comandado pelo técnico José Mourinho se desinflou nos últimos jogos. A sorte do portugués foi a incompetência do arquirival Milan nas duas oportunidades que teve até agora de roubar-lhe a liderança. Após a rodada da última quarta (24) quem também apareceu na briga foi a Roma. O Milan perdeu e a Inter voltou a respirar aliviada após uma vitória com um gol de bicicleta de Eto´o.

Faltando apenas oito rodadas para o fim do Campeonato Italiano as três equipes têm plenas posibilidades de chegar ao título. Uma boa noticia para os ´tifosi´, apesar do fantasma da manipulação de resultados ter voltado  a assombrar o Calcio. O empate em 1 a 1 entre o Chievo e o Catania do último fim de semana está sob investigação. Isso após o alerta dado por algumas casas de apostas sobre o excessivo número de palpites justo pelo resultado que se produziu. Seria coincidência?

Classificação após 30 rodadas

1º Internazionale – 63 pontos

2º Milan  – 59

3º Roma  –59

Bundesliga (Alemanha)

O Campeonato Alemão não fica atrás em emoção nessa reta final das ligas européias. Três pontinhos separam o líder Bayern de Munique do terceiro colocado, Bayern Leverkusen. No meio deles, o Schalke 04. Tudo isso faltando apenas sete rodadas para acabar a competição. O curioso é que o líder da Bundesliga enfrentou o Schalke 04 na última quarta-feira pela semifinal da Copa da Alemanha e venceu por 1 a 0, com um gol de Robben nos acréscimos.

O holandês Robben atravessa grande fase no Bayern. Junto a Ribery forma uma das duplas de ataque mais letais da Europa. Foto: LD Sport News

Na Alemanha, o Bayern de Munique sonha com o ´triplete´ ao estilo Barcelona da temporada passada. Com a dupla de atacantes formada pelo francés Ribery e pelo holandés Robben em grande forma, o time do técnico Louis Van Gaal pode seguir sonhando. O difícil será ganhar a Champions League, já que a máxima competição européia parece ter outros favoritos no momento.  Mas no futebol…

Classificação após 27 rodadas

1º Bayern Munique –56 pontos

2º Schalke 04  – 55

3º B. Leverkusen  –53

Ligue One (França)

Sem dúvida, a Liga Francesa é a mais disputada dos últimos anos na França. O Bordeaux segue na ponta empatado em pontos com o Montpellier, mas a somente cinco pontos do sexto colocado. Faltam somente cinco rodadas para o fim do Campeonato  Francês e o título está mais aberto que nunca.

A França também mostrou sua força na Champions League ao contar com dois representantes entre os oito melhores desta temporada. O Lyon e o Bordeaux garantiram sua vaga nas quartas-de-final da máxima competição européia. Apesar disso, poucos apostam por algum francês como candidato ao principal título europeu.

Classificação após 29 rodadas

1º G. Bordeaux – 56 pontos *um jogo a menos

2º Montpellier  – 56

3º Auxerre  –55

4º O. Marselha – 53 *um jogo a menos

5º Lille – 51

6º O. Lyon – 51