Com 40 anos e 254 dias, o brasileiro naturalizado português Képler Laverán Lima Ferreira, mais conhecido como Pepe, tornou-se o jogador mais velho a marcar um gol na UEFA Champions League. O segundo gol do FC Porto na vitória por 2 a 0 sobre o Royal Antwerp, nesta terça-feira, pela quarta rodada da competição, veio nos acréscimos e foi dele.

Assim, Pepe superou o recorde anterior que pertencia a Francesco Totti. O meia italiano havia marcado pelo Roma contra o CSKA Moscou em novembro de 2014, aos 38 anos e 59 dias. Contudo, considerando a antiga Copa da Europa, o recorde pertencia a Willie Olsen, jogador norueguês do Fredrikstad FK, com 39 anos, sete meses e seis dias.

Pepe expressou grande satisfação pelo feito histórico. “O mais velho a marcar na Champions? É o Pepe, né?”, disse, radiante, ao final do jogo. “É um dia especial para mim. É o aniversário da minha mãe e prometi que tentaria marcar ou dedicar-lhe a vitória. Às vezes, sacrificamos a família para continuar jogando neste nível na nossa idade, mas minhas filhas sabem que eu sou feliz”, acrescentou.

No entanto, o defensor do FC Porto admitiu que está próximo de encerrar sua carreira. “Falta muito pouco para terminar, mas, enquanto isso, darei o meu melhor para honrar o FC Porto”, enfatizou Pepe, que também é o jogador de linha mais veterano a disputar um jogo na Champions League.