O FC Barcelona segue fazendo história no futebol mundial. Foto: Daniela Buffa Brazil Photo Press/AE

O FC Barcelona e sua torcida seguem imersos em um estado de felicidade interminável. Não importa quem seja o rival, o trato é o mesmo. O domínio em todos os aspectos do jogo é tão contundente que o clube catalão muitas vezes chega a ridicularizar o adversário. O AC Milan é a mais recente vítima de um time que não pára de escrever novos e marcantes capítulos na história do futebol mundial.

O Barça venceu o time italiano por 3 a 1 em outra noite de gala no estádio Camp Nou, em Barcelona, na última terça-feira e garantiu a vaga nas semifinais da Champions League pelo quinto ano consecutivo. Um feito só conseguido antes pelo Real Madri de Di Stéfano, entre 1956 e 1960. O Milan foi o convidado de honra na festa culé e passou a fazer parte de uma infinita lista de oponentes que engordam as estatísticas demolidoras do Barcelona.

O argentino Lionel Messi foi uma vez mais o grande astro do noite. Marcou duas vezes (de pênalti), chegou aos 14 gols na melhor competição de clubes do planeta e igualou a marca conseguida pelo atacante José Altafini em 1963 – ano que também conquistou o título europeu com o Internazionale de Milão. O meia Andrés Iniesta foi o encarregado de fechar a conta para o Barcelona.

Apesar da derrota, o Milan deu mostras de como rentabilizar com eficiência as ocasiões que surgem numa partida. Teve só três chances. Numa delas, Nocerino marcou, empatou a partida, manteve o Barcelona eliminado durante oito minutos e trouxe algo de medo ao estádio culé. Um sensação que Messi fez questão de dissipar com outra exibição particular. E lá está o Barça uma vez mais entre os quatro melhores da Europa.