*Por Bárbara Hofmeyr

Obilalé foi vítima de um ataque terrorista. Um dos maiores dramas da história do futebol.

A FIFA acaba de aumentar o pagamento a Kodjovi Dodji Obilalé de 25.000 para 100 mil dólares. Esta pensão destinada ao goleiro de Togo baleado antes do início da Copa da África das Nações (CAN) de janeiro pasado, na Angola, sai do fundo humanitário do principal órgão que controla o futebol mundial. Obilalé – que jogava no GSV Pontivy, da França, antes de ser vítima de um ataque terrorista – segue em recuperação da intervenção cirúrgica que foi submetido para curar as lesões nas costas e abdomen. Por culpa disso, ele já não pode dedicar-se a sua profissão.

No dia 8 de janeiro de 2010, Obilalé viajaba em um ônibus ao país organizador da CAN celebrada no mesmo ano da Copa da África do Sul e que tinha todo o Continente Negro apreensivo porque estaba em jogo o seu prestígio e a sua honra. Quando o veículo que transportaba a seleção de Togo cruzou a frontera entre a República Democrática do Congo e Angola, a delegação togolense foi atacada por armas de fogo apesar de que tinham escolta policial. Militantes da Frente de Liberação do Enclave de Cabinda (FLEC) reivindicaram a autoria da agressão em nome de conflitos étnico-políticos. O resultado foi a morte do condutor do ônibus, de dois membros da delegação de Togo e vários feridos entre os ocupantes do veículo.

Chegaram a dizer que Obilalé tinha morrido, mas não foi assim. O jogador ainda não caminha bem e ninguém acredita que ele possa voltar a ocupar a posição de goleiro num campo de futebol. Ao ficar sem fonte de renda, ele depende da boa-vontade alheia para seguir adiante. Seu compatriota, Emmanuel Adebayor (do Manchester City), lhe dá dinheiro e a FIFA, também. Estava sentado e indefeso quando as balas lhe atingiram. Sua nula vinculação com os conflitos políticos da região, onde perdeu a vida sem morrer, só agravou o drama. Obilalé cumpriu 26 anos em outubro.

* Bárbara Hofmeyr é jornalista. Trabalha no renomado diário de esportes ´Mundo Deportivo´, de Barcelona, onde iniciou sua trajetória em 1984. É colaboradora de diversos jornais internacionais e do Blog LD Sport News.