Na Europa League quem manda é o ´Tigre´. Foto: Petr Josek AP/AE

O Tigre é o novo rei da selva do futebol europeu. O felino colombiano Radamel Falcao (26 anos) – também conhecido como ´El Tigre´ – voltou a botar suas garras num título da Liga Europa. O predador do Atlético de Madri foi o grande protagonista da final espanhola disputada em Bucareste, na última quarta-feira. Ele devorou o Athletic de Bilbao com dois golaços na grande decisão.

Falcao já tinha faturado a Liga Europa do ano passado jogando pelo FC Porto. Na final, foi o autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Sporting Braga e acabou a competição como artilheiro, com 18 gols. O registro garantiu o ´Tigre´ como o maior goleador numa mesma edição deste torneio, superando a anterior marca que pertencia ao atacante alemão Jürgen Klinsmann. Esse currículo levou o Atlético de Madri a pagar 40 milhões de euros por ele.

Seu alto preço e os escasos gols nos primeiros meses provocaram a desconfiança da torcida, algo que lhe rendeu inclusive algumas vaias nos seus inícios. Logo, os gols começaram a sair e ele não parou mais. Poucos jogadores sabem rematar com tanta eficiência todos os tipos de bolas que caem na área. E no final, no seu primeiro ano na Espanha, acabou uma vez mais com o título e a artilharia da Liga Europa. Desta vez, com 12 gols.