Beckham:

O Paris Saint-German (PSG) apresentou a sua credencial de time grande para todo o planeta na última quarta-feira, no estádio Camp Nou, em Barcelona. Apesar de cair eliminado da Champions League 2012/13 com um empate em 1 a 1 diante do Barça, o PSG mostrou ao mundo um jogo atrativo, contundente e uma qualidade técnica que certamente ainda vai dar muitas alegrias ao torcedor francês num futuro próximo.

Há muitos anos não via um time botar o poderoso Barcelona contras as cordas em pleno Camp Nou numa eliminatória da Champions League. O PSG fez isso e mais. Não perdeu nenhum jogo para o melhor time do mundo e manteve a torcida culé em silêncio até o final da segunda e decisiva partida. Com isso, ganhou o respeito de toda a Europa.

Após a eliminação diante do Barça, os jogadores do PSG caminhavam rumo ao ônibus da equipe estacionado no estádio Camp Nou com um semblante pouco comum para quem acaba de ser desclassificado. A certeza de um excelente trabalho feito fez com que todos mantivessem a cabeça erguida.

O director-esportivo do PSG, Leonardo Nascimento, era a representação pura desse sentimento coletivo. “Botamos o melhor time do planeta em apuros. Não perdemos nenhum jogo para o Barça e isso é um feito extraordinário. Esta equipe foi montada às pressas e acabamos de iniciar um projeto que tudo indica estar no caminho certo”, comentou.

O inglês David Beckham compartia o mesmo pensamento de Leonardo. “Estamos um pouco decepcionados, mas ao mesmo tempo orgulhosos pelo trabalho que fizemos. Acredito que esse time está pronto para começar a ganhar títulos importantes  e estar entre os melhores clubes do mundo”, comentou em exclusiva ao Blog LD Sport News.

Quem também confirmou esse pensamento foi o jovem meia brasileiro, Lucas Moura. “Fomos melhores que o Barça em muitos momentos da eliminatória. Tivemos a chance de marcar o segundo gol no Camp Nou e assegurar a vaga. Não conseguimos e acabamos castigados com o empate. Mas estamos felizes

Lucas Moura:

pelo nosso desempenho  e por saber que ainda podemos melhorar muito o nosso jogo. Isso é só o começo”, finalizou.

Um novo começo

Fundado em 1970, o PSG nunca conseguiu ser reconhecido como um grande clube europeu. Seus títulos mais importantes em quase 43 anos de história são: duas ligas francesas (1985/86 e 1993/94) e uma Recopa da Europa (1995/96). A equipe viveu a sua melhor fase na década de 90, mas logo voltou a perder protagonismo no cenário esportivo europeu.

Uma situação que mudou com a chegada do Xeque Nasser Ghanem Al-Khelaifi, que comprou as ações do clube em 2011 através dos fundos de investimentos Qatar Investment Authority. Com isso chegaram os milhões de euros e alguns dos melhores jogadores do mundo, como Ibrahimovic, Thiago Silva, Lavezzi, entre outros. E com isso, os resultados. O PSG está muito próximo de voltar a conquistar o Campeonato Francês após depois de 17 anos.