Sancho marca três vezes, pede justiça para Floyd e Borussia goleia por 6 a 1.
Jadon Sancho marcou um hat-trick na goleada do Borussia Dortmund e mostrou uma camisa com a frase ‘Justiça para George Floyd’. / Lars Baron – Estadão Conteúdo

O futebol europeu se somou aos protestos contra o racismo após o assassinato de George Floyd por policiais nos Estados Unidos. O crime foi o estopim de uma nova onda manifestações por todo o mundo.

Na Alemanha, o atacante inglês Jadon Sancho pediu justiça para esse mais recente caso de violência policial contra a população negra. Ele marcou um hat-trick na goleada fora de casa por 6 a 1 do Borussia Dortmund sobre o Paderborn.

Na comemoração do seu primeiro gol, Sancho exibiu uma camiseta com a frase ‘Justiça para George Floyd’, deixando claro o seu posicionamento sobre o assunto.

Quem também manifestou a sua revolta com a morte de Floyd foi o francês Marcus Thuram. O atacante do Borussia Monchengladbach marcou dois gols na vitória sobre o Union Berlin por 4 a 1.

Após o primeiro gol, Thuram se ajoelhou e abaixou a cabeça em sinal de repúdio ao assassinato do norte-americano. Um gesto similar ao protagonizado em 2016 por Colin Kaepernick, jogador do San Francisco 49ers, da NFL.

Marcus Thuram ajoelhado e com a cabeça abaixada em sinal de protesto pela morte de Floyd.
Marcus Thuram, do Borussia M’gladbach, se ajoelhou e abaixou a cabeça em sinal de protesto contra a morte de Floyd / Martin Meissner – Estadão Conteúdo

Ainda na Bundesliga, o jogador do Schalke 04, Weston McKennie, entrou em campo com um bracelete no qual também aparecia a frase ‘Justiça para Floyd’.

Na França, o atacante francês Kylian Mbappé compartilhou o anúncio antirracista da Nike nas suas redes sociais acompanhado de três punhos negros levantados, em alusão ao fenômeno Black Power.

O novo caso vinculado ao racismo nos Estados Unidos gerou a revolta de atletas de todas as modalidades, atores famosos, ativistas e instituições. E a crescente indignação parece estar apenas no início.

Mensagem do FC Barcelona

Na Espanha, o FC Barcelona foi um dos clubes que se manifestou sobre o assunto e reforçou a posição histórica de luta contra o preconceito. O clube catalão publicou um post no seu perfil do Twitter em inglês, com a seguinte mensagem:

“O racismo, como uma forma de discriminação que busca degradar e marginalizar as pessoas por causa de seu gênero, orientação sexual, origem ou cor da pele, é uma pandemia que afeta a todos nós. No Barça, não vamos parar de combatê-lo. Este também é o nosso compromisso.”

O posicionamento do Liverpool

Na Inglaterra, quem tomou partido sobre o triste incidente ocorrido nos Estados Unidos foi o Liverpool. Os jogadores da equipe inglesa  postaram uma imagem nas redes sociais na qual apareciam de joelhos no gramado, formando um grande círculo, em um gesto de repúdio contra mais um caso absurdo de violência racial.