O FC Barcelona deu um show contra o Santos FC e conquistou o título de melhor time do mundo pela segunda vez na história. Foto: Leandro Amaral - AE

O FC Barcelona é o melhor time do planeta não pela simples rotina de ganhar títulos. O segredo está na maneira como conquista esses trofeús, com a mesma naturalidade de quem bebe um copo d´água. O clube catalão nunca falha nas grandes ocasiões e não possui rival nesse planeta. O Barça escolhe a dedo as partidas onde pretende dissipar qualquer dúvida sobre quem manda no futebol mundial. E são nesses jogos onde o maior representante da sua escola, Lionel Messi, volta a mostrar porque está à altura do maiores gênios da história.

O Barça de Pep Guardiola voltou a tocar o céu no último domingo ao conquistar o bicampeonato mundial de clubes FIFA 2011 após uma exibição de futebol contra os brasileiros do Santos FC. Com outra atuação memorável, o Barcelona goleou o adversário por 4 a 0, no estádio internacional de Yokohama, no Japão.  O clube catalão teve nada menos que 71% da posse de bola e completou mais de três anos sem perder nesse quesito. Messi (duas vezes), Xavi e Cesc deram o ritmo à festa do torcedor catalão ao marcar os gols da partida.

O novo show da estrela do Barcelona diante dos 72 mil espectadores presentes na final e dos outros milhões que assistiram pela TV rendeu ao astro argentino o prêmio de melhor jogador da partida e também do campeonato. Além disso, catapultou às

Lionel Messi abriu o placar com um golaço e voltou a mostrar porque aos 24 anos já considerado um dos maiores gênios da história. Foto: Shizuo Kambayashi AP/AE

nuvens o seu favoritismo para conquistar a terceira ´Bola de Ouro´ consecutiva, prêmio concedido ao melhor jogador do mundo, que será entregue em janeiro do próximo ano pela FIFA.

Foi a maior goleada na história da Copa Intercontinental e/ou do Mundial de Clubes desde 1961 – quando o Peñarol meteu 5  0 no Benfica, na segunda partida da decisão daquele ano. Um placar que poderia ser ainda maior. O Barcelona teve duas bolas na trave e desperdiciou diversas ocasiões. O Santos FC pouco ofereceu e nas escassas oportunidades que teve falhou principalmente com Neymar, sua principal arma.

O Barça acabou com seu particular tabu de nunca ter vencido um time brasileiro nesta competição e o técnico da equipe, Pep Guardiola, conquistou o 13º título dos 16 que disputou nos seus poucos mais de três anos no comando do clube. Nunca uma equipe tinha colecionado tantos triunfos em tão pouco tempo. Algo que servirá para aumentar ainda mais o peso dessa lendária equipe na história do esporte mais popular do planeta.