Torcedores em plena compra na loja do FC Barcelona num dia de jogo. Foto: LD Sport News

O merchandising no mundo do futebol melhorou e se ampliou exponencialmente ao longos dos últimos anos. Há pouco tempo, os torcedores tinham que se contentar com as opções de comprar uma camisa oficial – ou não -, calção, cachecol ou uma chuteira para assim mostrar sua simpatía com o seu clube do coração ou seu jogador preferido. Agora, os clubes de futebol incrementaram um repertório de roupa ilimitado (moletons, jaquetas, camisas-pólo, etc) e algumas equipes foram muito mais longe. Como é o caso do FC Barcelona que, junto ao Manchester United e Real Madrid, possui uma das melhores lojas para que o torcedor ou simpatizante do clube possa comprar roupas, acessórios ou complementos…com as cores ou símbolo azul-grená. Alguns productos beiram o inacreditável ou o rídiculo.

Na seção de roupa interior, nos encontramos com as clássicas cuecas boxer com o nome ´Barça´ bem visível ao melhor estilo ´Calvin Klein´, sem falar nas meias para o dia-a-dia. Ainda faltam calcinhas, sutiãs e biquinis com o anagrama do Barcelona, mas estou certo que tudo chegará. Para a criançada também existe uma ampla oferta que passa por poder comprar uniformes feitos sob medida, babadores, chinelinhos para frio e até a mamadeira do Barça. Os pijamas do clube catalão também já estão disponíveis – para homens, mulheres e crianças – e são os mais solicitados para os que querem ter doces sonhos pensando em vitórias contundentes na Liga Espanhola e na Champions League.

Os acessórios de moda não ficam atrás. Se destacam a grande variedade de relógios ´Barça´ de diferentes preços e qualidades, as gravatas, os porta-moedas, as carteiras de pele e até o estojinho para a escova e a pasta dental. Vale acrescentar que você também pode comprar um ´bandaid´ do clube para que os teus ferimentos sejam menos dolorosos. E agora que chega outra vez o verão europeu, o torcedor pode levar a sua paixão à praia. Nas lojas do Barcelona, poderá encontrar todo o necessário para queimar-te no sol como Deus manda. A toalha do Barça, o calção de banho, os chinelos, diversos tipos de bóias e até o baldinho com pá e rastelo para se divertir na areia. E para os que não sabem nadar tem até coletes salva-vidas.

Os animais de estimação não ficam de fora na hora de compartir sua idolatria pelo Barça e se podem comprar bolas de futebol, de rúgbi, entre diversos outros brinquedos para divertir-se com seu cachorro, gato ou coelhinho da índia. Precisamente, a seção de brinquedos da loja do FC Barcelona está muito bem nutrida com o avião de pelúcia do clube, maletas de viagem para o teu Sony PSP e Nintendo DSI, ursos de pelúcia e até miniaturas dos jogadores do time principal. Aliás, o bonequinho de Hleb, o jogador bielorusso que está emprestado ao Stuttgart, da Alemanha, está em oferta por somente 3 euros. Alguém quer? Já para o quarto temos o despertador do Barça, o porquinho-cofre em diversas cores e uma cafona bola de cristal com efeito de neve e hino do clube incorporado.

Alguém quer um ursinho? Foto: LD Sport News

Finalmente, para a seção do lar você pode adquirir desde uma câmera digital até um MP-4 passando por um marco de borracha para fotos, uma xícara para o café ou varios recipientes para tomar seus cereais. Entre os acessórios mais buscados encontramos uma espécie de capa esfriadora para Champagne ou Cava, como é chamado este vinho espumoso na Catalunya. Além de um porta-ovos e diferentes saca-rolhas para abrir as garrafas em dias de celebração de títulos. Espero que em 2010 possamos abrir varias garrafas dessas para festejar o título da Champions League no próximo dia 22 de maio, no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.

**Por Jordi Bataller, catalão, jornalista e redator da Agência Catalana de Notícias (ACN) desde 2005.