A primeira exclusiva com Deco, no Camp Nou, na primeira temporada dele no Barcelona. Na Catalunha, viveu dias de glória. Foto: LD Sport News

O futebol ficou um pouco mais triste. Anderson Luis de Souza,  o famoso ‘Deco’, anunciou na última segunda-feira a sua retirada do esporte que escolheu para fazer a alegria de uma legião de fãs de todo o planeta. Uma notícia que provocou grandes e nostálgicas lembranças principalmente em duas torcidas do futebol europeu: a do FC Porto e a do FC Barcelona. Ambas tiveram a oportunidade de ver o craque no seu apogeu.

Como jornalista, fui um privilegiado. Acompanhei de perto toda a trajetória desse jogador diferenciado no Barcelona. Deco, inclusive, foi uma das minhas primeiras entrevistas exclusivas com um grande craque do futebol europeu. Ele acabava de chegar ao Barcelona após ganhar tudo no FC Porto. E logo formou a coluna vertebral do vitorioso time do técnico holandês Frank Rijkaard, que incluía os craques Eto´o e Ronaldinho. Além de um jovem Messi.

Passes perfeitos de mais de 40 metros. Um domínio de bola sobrenatural  que deixava o Camp Nou admirado, agradecido pelo espetáculo. Por não falar no que fazia no dia a dia dos treinamentos. Um artista. Qualidades que lhe renderam apelidos como ‘Mágico’, ‘Decodificador’, ‘Art-Deco’  e até o divertido ‘Olho de Tandera’, pelo fato de ter a visão além do alcance.

Muito se falava da magia do Ronaldinho e dos gols de Eto’o, mas poucos souberam ver que o cérebro daquela equipe que encantou o mundo era Deco. Um maestro. Poucos sabiam ler uma partida e dar um novo rumo ao time dentro de campo como ele. Fatores que contribuiram para que fosse eleito o melhor jogador na maioria das competições que participou, incluindo Champions League e Eurocopa.

No Brasil, é bem provável que não tenham a dimensão exata da sua grandeza. Afinal, ele saiu cedo de lá e voltou tarde, apesar de ainda ter conseguido títulos importantes com o Fluminense. Mas na Europa ele é rei por todas as alegrias que durante muitos anos proporcionou aos admiradores do futebol. Aquelas tardes de futebol total e as noites de gala no Camp Nou sob a batuta de Deco ficarão pra sempre na memória. Na minha e na de todos. O futebol e o espetáculo acabam de perder um dos seus mais ilustres representantes.