O Girona goleou o Barça em Montjuic por 4 a 2. / Foto: Ricardo Nogueira
O Girona goleou o Barça em Montjuic por 4 a 2. / Foto: Ricardo Nogueira

Histórico. O Girona goleou o FC Barcelona por 4 a 2 no dérbi catalão do último domingo, no Estádio Olímpico de Montjuic e assumiu a liderança isolada da Liga Espanhola. A equipe revelação da temporada buscava a sua primeira vitória sobre o Barça na história do campeonato espanhol e alcançou seu objetivo de maneira espetacular. Agora, ninguém mais duvida que a equipe do norte da Catalunha possa ser a “versão espanhola” do que foi o Leicester na Inglaterra em 2016.

O Barça, por sua vez, esforçou-se para cumprir seu papel. Xavi Hernández escalou o mesmo time da vitória contra o Atlético de Madrid, na rodada anterior. A estratégia de três zagueiros, acrescida da presença de João Cancelo na lateral esquerda — posição que não é a sua habitual —, que se mostrou eficaz frente ao time colchonero, foi novamente a aposta do técnico barcelonista.

O Girona, desfalcado de Yangel Herrera, sua principal ausência, não se intimidou diante do poderoso Barça, nem frente aos 42.848 torcedores presentes em Montjuic. A equipe de Míchel Sánchez adotou uma postura ofensiva desde o início e quase abriu o placar logo no primeiro minuto com Dovbyk. Entretanto, o Barça reequilibrou rapidamente o duelo e intensificou seus ataques.

A partida, aberta e emocionante, do jeito que agrada aos torcedores, teve o gol se desenhando sem demora. Aos 12 minutos, em um contra-ataque letal, a dupla ucraniana do Girona mostrou-se novamente decisiva. Tsygankov avançou pela direita e cruzou com precisão para Dovbyk abrir o placar, sem chances para Iñaki Peña.

O Barça assimilou o golpe, manteve o ritmo e acabou recompensado quando Lewandowski, pouco depois, igualou o placar com um golaço de cabeça. A intensidade do duelo era altíssima e os lances de gol se acumulavam de ambos os lados. E quando os donos da casa pareciam mais próximos do segundo tanto, o Girona voltou a surpreender com um golaço de Miguel Gutiérrez a poucos minutos do intervalo.

A Estrela de Stuani

O Barça voltou melhor para o segundo tempo, pressionando o rival em seu campo defensivo e criando várias oportunidades claras de gol. No entanto, pecou nas finalizações. A dinâmica do jogo se manteve assim até a parte final do duelo, quando o time de Míchel Sánchez, como um vendaval, dominou completamente a equipe blaugrana.

Primeiro, foi Valery que, após receber um passe de cabeça no ataque, superou Koundé na disputa e chutou com precisão no canto esquerdo de Iñaki Peña. O gol animou os gerundenses, que, no entanto, desperdiçaram duas chances incríveis nos minutos seguintes. O Barça, não se dando por vencido, diminuiu o placar nos acréscimos com um gol de Gundogan. Pouco depois, Lewandowski perdeu uma oportunidade notável de empatar a partida.

Mas a noite pertencia ao Girona. Christian Stuani, que havia entrado no lugar de Dovbyk no segundo tempo, ainda encontrou tempo para ampliar o placar, marcando seu quarto gol contra o Barça vestindo a camisa do Girona. Foi uma recompensa grandiosa para o time gerundense, que novamente fez história com uma exibição memorável de futebol e gols

O Barça cai para o quarto lugar

Antes do jogo, o FC Barcelona tinha a oportunidade de ficar a apenas dois pontos do então líder, o Real Madrid, que no sábado empatou em 1 a 1 com o Real Betis no Benito Villamarín. No entanto, o resultado no dérbi catalão provocou uma reviravolta na classificação.

O Barça caiu para o quarto lugar na tabela, com 34 pontos em 16 rodadas, os mesmos que o Atlético de Madrid, que agora ocupa a terceira posição devido ao seu melhor saldo de gols e com um jogo a menos. Por sua vez, o Girona alcançou 41 pontos e retomou a liderança isolada da competição, dois pontos à frente do Real Madrid, segundo colocado.