O presidente Sandro Rosell (à direita) no momento de fechar o acordo com o representantes da Qatar Foundation. Foto: www.fcbarcelona.cat

Para resumir o que representa o FC Barcelona basta conhecer o seu slogan: ´mais que um clube´. Nenhuma equipe de futebol tem e teve tanta representatividade fora do cenário esportivo como o atual melhor clube do mundo. São tantas particularidades e razões que o fazem único que quem conhece a história do esporte mais popular do planeta e, principalmente do Barça, não consegue evitar ter certa admiração pelo time catalão.

Um dos motivos de maior orgulho para o torcedor do Barcelona é o fato do clube ser o único que nunca ´manchou´ a sua camisa com publicidade em mais de um século de vida. Na gestão vitoriosa do ex-presidente Joan Laporta (2003-2010), o Barça inclusive fez um acordo inédito nesse sentido que serviu de exemplo para todos. O clube aceitou estampar a publicidade da UNICEF na camisa. Só que ao invés de receber dinheiro, o Barça é que teria que pagar aproximadamente cinco milhões de euros ao ano à entidade.

Agora isso acabou. O acordo com a UNICEF segue vigente, mas o FC Barcelona através do atual presidente Sandro Rosell assinou na última segunda-feira um acordo com a QATAR FOUDATION no qual receberá 30 milhões de euros anuais durante seis anos. É o maior contrato de publicidade na camisa da história do futebol. Só que também representa o fim de uma singularidade que era um dos símbolos do clube catalão.

O diário ´Sport´ de Barcelona simulou as possíveis opções do patrocínio na camisa do FC Barcelona.

Rosell afirmou que a situação econômica do Barcelona quando ele assumiu a presidência neste ano era pior do que ele imaginava e que era necessário buscar recursos para manter os salários em dia. “Temos nossos compromissos e acredito que o acordo é ideal para o clube. Não vendemos a camisa para uma marca e sim para uma fundação solidária”, destacou. Só que o novo presidente admite que se na próxima Assembléia Geral os sócios votarem contra o acordo, ele terá que voltar atrás. “Quem manda aquí são os sócios e se eles não aceitam, o contrato será desfeito”, assegurou.

A possibilidade de que isso aconteça é grande. E por diversos motivos. Todos os presidentes que assumiram o clube ao longo da sua história encontraram dívidas. Mesmo assim nunca caíram na tentação de botar publicidade na camisa. O clube ganhou títulos, consagrou craques históricos e seguiu crescendo. Apesar do atual acordo ser multimilionário, o valor representa somente 7% do orçamento anual do Barça. Algo muito pequeno para que o FC Barcelona pague o preço de perder o orgulho de ser único no futebol mundial.