Vitor Roque comemora no Estádio Olímpico de Montjuic um dos dois gols que marcou com a camisa do Barça até o momento. / Foto: Ricardo Nogueira
Vitor Roque comemora no Estádio Olímpico de Montjuic um dos dois gols que marcou com a camisa do Barça até o momento. / Foto: Ricardo Nogueira

Vitor Roque vive uma situação complicada no FC Barcelona. Após pouco mais de seis meses de sua chegada ao clube catalão, o atacante de 19 anos ainda não conseguiu mostrar um desempenho que justifique sua contratação por 30 milhões de euros, mais 31 milhões em variáveis. A paciência do torcedor do Barça está próxima de se esgotar.

O jogador brasileiro não conseguiu convencer o ex-treinador culé, Xavi Hernández, e também não parece ter convencido o atual técnico, Hansi Flick, com suas atuações na pré-temporada do Barça nos Estados Unidos. Vitor Roque foi titular no duelo contra o Manchester City e teve um péssimo desempenho. Contra o Real Madrid, jogou apenas 15 minutos, sem brilho.

As críticas vieram de todos os lados. Entre elas, os jornais espanhóis destacaram que o jogador não conseguia ganhar duelos em campo e tinha dificuldades para dominar a bola, mesmo sem estar pressionado. Tanto o jogador quanto sua equipe já estão cientes do que pode acontecer nos próximos dias.

O Barça decidiu colocar o jogador à venda, mas as ofertas recebidas até agora não agradaram ao clube nem ao jogador. A proposta mais consistente veio do Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas o valor ainda não foi o esperado pelo Barça, que deseja recuperar o investimento feito no atleta.

A Lazio teria feito uma oferta de 20 milhões ao Barça por 50% dos direitos do jogador, mas essa proposta ainda não parece atraente em Barcelona. O FC Porto também demonstrou interesse, mas nesse caso, por um empréstimo, algo que não está nos planos do clube catalão. Isso porque existe a possibilidade de o jogador fazer uma temporada ruim e seu valor de mercado cair drasticamente.

O destino do jogador no FC Barcelona parece estar selado. Uma opção (ainda não considerada) seria colocá-lo para jogar no Barça Atlètic. Talvez assim ele consiga se adaptar ao estilo azul-grená, a exemplo do que foi feito com Vinícius Jr. no Real Madrid. No entanto, essa é uma hipótese praticamente descartada por ambas as partes. Veremos qual será o desfecho dessa história.