Messi e Cristiano Ronaldo serão uma vez mais as principais armas das suas equipes no grande clássico.

O melhor clássico do mundo escreverá um novo capítulo da sua história na noite desta terça-feira, no estádio Camp Nou, em Barcelona. Barça e Real Madrid voltam a se enfrentar numa partida eletrizante que vale uma vaga na final da Copa do Rei 2012/13. Mais do que isso. Após o empate em 1 a 1 na partida de ida, uma vitória terá transcendental importância para ambas as equipes num momento delicado da atual temporada.

Do lado do Real Madrid a situação é mais preocupante. Com a Liga Espanhola praticamente perdida e numa posição complicada na Champions League, um triunfo sobre o eterno rival seria a forma de maquiar uma temporada horrorosa e de manter viva a possibilidade de ganhar ao menos um título. Caso contrário será o início de uma crise contundente no elenco merengue e a saída do técnico Mourinho pode se tornar uma realidade.

No Barça, a situação não é muito distinta. Apesar de já ser o campeão ´virtual´ do atual Campeonato Espanhol, sua torcida exige um vitória sobre os merengues. A dura derrota contra o Milan na Champions League com um jogo penoso irritou o torcedor culé que agora pensa que só uma vitória sobre o Real Madrid serviria para compensar a decepção sofrida na competição continental.

Com isso, a pressão já começou. O técnico interino do Barça, Jordi Roura, encontrou sua maneira de mandar um recado para o árbitro da partida, Undiano Mallenco. “Com esse árbitro os números do Barça são peores que com outros e ainda lembramos do final da Copa do Rei de 2011, contra o Real Madrid, onde ele foi bastante permissivo com a violência”, declarou.

O técnico merengue José Mourinho ironizou os comentários de Jordi Roura na coletiva que protagonizou em Madri nesta segunda-feira. “Prefiro ficar com as lições que recebemos do Barça no pasado. Lições de esportividade, de não simular faltas, de não pressionar o árbitro”, afirmou. Mourinho respondeu todas as outras perguntas de forma monossilábica, mas ao menos ter saído diante da imprensa já foi noticia.

O histórico Camp Nou voltará a ser o cenário desse super-clássico. Apesar da onda de frio polar que assola Barcelona nos últimos días, o estádio culé se vestirá de gala novamente e terá suas dependências completamente lotadas para outra grande noite de futebol. Fora algumas pequenas dúvidas nas escalações, está tudo preparado para o duelo, incluindo o ambiente de guerra que sempre gera um Barça vs Madrid.