Karim Benzema e Franck Ribéry podem ser condenados a três anos de cadeia pelo ´Caso Zahia´. Foto: Charles Platiau

Um novo escândalo envolvendo jogadores de futebol e prostitutas é o assunto do momento na Europa. Os atletas franceses Karim Benzema, do Real Madrid, e Frank Ribéry, do Bayern de Munique, foram indiciados na última segunda-feira pela justiça francesa por ter supostamente solicitado os ´serviços´ de uma menor de idade conhecida como Zahia Dehar, em 2008. Duas estrelas do mundo esportivo acusados de contribuir ao proxenetismo.

A relação entre estrelas do futebol e prostitutas não é nenhuma novidade. É como ´chover no molhado´ pois a cada mês se conhece um novo caso. O problema desta vez é que a moça em questão não teria completado 18 anos quando ambos os jogadores a contrataram e isso lhes poderá trazer sérias complicações. Benzema (22 anos), Ribéry (27) e o cunhado do jogador do Bayern, de 21 anos, foram liberados pela Brigada de Repressão do Proxenetismo (BRP) após conhecer sua condição de indiciados e não estarão sob controle policial segundo a imprensa francesa.

A jovem Zahia Dehar.

O escândalo volta à tona três meses depois de que a própria prostituta revelasse toda a história de sexo e loucuras com os jogadores franceses. Na época, a justiça francesa preferiu adiar os interrogatórios para não atrapalhar a seleção do seu país na preparação para a Copa do Mundo. O certo é que depois do fiasco da equipe na África do Sul, os franceses desejam prender todos os seus jogadores. Menos mal que aboliram a gilhotina.

Os fatos citados se situam no ano de 2008, no caso de Benzema e, em 2009, no caso de Ribéry. Ambos insistem que não conheciam a idade da prostituta na época, algo que a própria Zahia fez questão de confirmar. Ela também ressaltou na época em que revelou o tema que “eles (os jogadores) eram os seus meninos e que os amava”. Ou seja, a garota buscava protagonismo e deu a entender que não queria prejudicár-los. Só que agora eles enfrentam um possível pena de três anos de prisão e uma multa de € 45 mil.

Café de Zamam

Os encontros com Zahia Dehar eram realizados num local chamado Café de Zamam, uma discoteca situada na zona dos Campos Elísios de Paris, onde ela trabalhava. Um programa com a garota custava dois mil euros. Uma investigação policial no recinto levou a detenção de vários proxenetas que atuavam no lugar. Outro jogador da seleção francesa, Sidney Govou, reconheceu que também teve relações com Zahia, ainda que no seu caso quando ela já era maior de idade. A polêmica está servida…