Jupp Heynckes se mostrou respeituoso com o Barça, bem-humorado e feliz com o momento do Bayern. Foto: LD Sport News

O técnico do Bayern de Munique, Jupp Heynckes (67 anos),  deu uma boa mostra de carisma e educação na entrevista coletiva prévia ao duelo contra o Barcelona pelas semifinais da Champions League 2012/13. Apesar do semblante sério, o treinador alemão manejava cada resposta com bom-humor e o mesmo respeito mostrado pelos seus jogadores alguns minutos antes.

E muitas respostas foram dadas num perfeito espanhol, mas com aquele sotaque alemão inconfundível. Um idioma que Heynckes explicou uma vez mais como aprendeu. “Vivi oito anos na Espanha e adoro a cultura española. Também adoro Barcelona, uma cidade que se converteu numa referência mundial depois do Jogos Olímpicos de 1992. Espero seguir pensando o mesmo depois do jogo”, comentou de forma bem-humorada.

Heynckes tirou qualquer dúvida sobre se o Bayern chega com a sensação de já estar na final de Wembley. “Para mim o Barça ainda é o melhor time do mundo e Messi o melhor jogador. O Barça merece nosso respeito absoluto. Não tem nada decidido”, disse. E também sobre a possivel retranca alemã no Camp Nou. “Estamos muito bem físicamente, confiantes e não jogaremos de forma defensiva. Vamos atacar”, revelou.

Questões sobre se aprendeu algo da derrota na final da Champions do ano passado também caíram sobre a mesa. “Quando você vive uma final e perde, busca mudar coisas e melhorar. Acho que conseguimos fazer isso e o resultado é que somo campeões alemães, estamos na final da Copa da Alemanha e conseguimos essa vitória histórica sobre o melhor time do mundo”, destacou.

Heynckes se aposenta nesse ano apesar do possível interesse dos milionários do PSG na sua contratação. “Vou parar, está decidido. E não iria para Paris porque não falo francês e acho muito difícil trabalhar sem saber o idioma”, enfatizou, sem que o argumento convencesse a maioria presente.

O técnico do Bayern também deu sua opinião sobre o atual momento do futebol alemão. “A fase é boa e a Bundesliga voltou a recuperar o seu prestígio nessa temporada. Acredito que num futuro próximo o Campeonato Alemão poderá ser o mais forte da Europa”.