Tito Vilanova terá por diante a partida mais importante da sua vida e conta com o apoio de todos neste momento difícil. Foto: EFE / Alejandro García

Era para ser um dia de entrevistas no FC Barcelona. A equipe treinaria pela tarde e logo os jogadores sairiam para o encontro com os jornalistas. Tinha duas delas agendadas para esta quarta-feira e, pela manhã, quando finalizava os detalhes das exclusivas tive a primeira surpresa.

Um email do Barça comunicava que o presidente Sandro Rosell tinha cancelado a coletiva que ofereceria pela manhã e também o tradicional almoço de fim de ano com a imprensa. Não havia explicações sobre o motivo da decisão, só uma frase que afirmava que tudo seria esclarecido ao longo do dia. Algo ia mal. Um pouco depois, a segunda surpresa.

Uma ligação ao chefe de imprensa encarregado pela entrevistas do Barça me alertou que todas as exclusivas desta quarta-feira seriam adiadas para janeiro. Perguntei o que tinha acontecido. Ele se desculpou e comentou que não podia dizer nada sobre o assunto e que mais tarde emitiriam um novo comunicado. Todo aquele mistério era uma situação inédita após tantos anos acompanhando a atualidade do clube. Algo grave tinha ocorrido.

Durante algumas horas ninguém sabia nada e o Barça guardava silêncio. Na hora do almoço começaram os primeiros rumores de que Tito Vilanova tinha recaído do câncer na glândula parótida diagnosticado e superado há pouco mais de um ano. A confirmação oficial chegou pouco antes das 18h através de um novo comunicado. Numa revisão médica de rotina foi detectado um novo tumor e o técnico do Barcelona será operado na manhã desta quinta-feira.

O treinador culé estará internado entre três e quatro dias e a boa notícia é que poderá passar as festas de fim de ano com a família, sua principal preocupação nesse momento. Ele também terá que fazer sessões de quimioterapia e radioterapia durante aproximadamente seis semanas. Dependendo da sua evolução, poderá conciliar o tratamento com o trabalho. Tito Vilanova volta a enfrentar-se ao jogo mais importante da sua vida. E conta com o apoio de todos.