O francês Matuidi marcou o gol de empate do PSG no último lance do duelo contra o Barcelona e ressuscitou uma eliminatória que parecia decidida. Foto: Christophe Ena AP/AE. O

Um gol do francês Matuidi no último lance decretou o empate em 2 a 2 do PSG contra o FC Barcelona, nesta terça-feira, no Parque dos Príncipes, em Paris. O jogo foi válido pela ida das quartas-de-final da Champions League 2012/13. O Barça chegou a estar duas vezes na frente do placar, mas o time francês conseguiu igualar o marcador com um gol irregular e outro quando tudo já parecia definido.

Primeiro, foi o atacante Ibrahimovic. Após contar com a benevolência da UEFA, que decidiu reduzir a sua punição de dois jogos para apenas um, Ibrahimovic pôde entrar em campo contra o Barça. E ali, no estádio de Paris, contou também com o auxiílio do árbitro alemão, Wolfgang Stark, que foi o único que não viu o impedimento do sueco ao marcar o primeiro gol do PSG.

Antes disso, o craque argentino Lionel Messi já tinha aberto o marcador a favor do Barça com um golaço após um passe mágico do brasileiro Daniel Alves. Foi 60º gol de Messi na Champions League e o oitavo dele nesta edição da melhor competição de clubes do planeta, algo que lhe deixa a somente onze do recorde do espanhol Raúl González. Aí, uma lesão no bíceps femural da perna direita lhe obrigou a ser substituído no intervalo.

Tensão no FC Barcelona que só soube alcance exato do problema após exames realizados nesta quarta-feira. Ele deverá estar afastado da equipe por um período de dez dias e é dúvida para a partida de volta contra o PSG, em Barcelona, no próximo dia 10. Já  Javier Mascherano não jogará. O zagueiro argentino sofreu uma ruptura no ligamento interno do joelho direito e estará seis semanas em recuperação.

As notícias ruins para o clube catalão se acumulavam, mas tudo pareceu dissipar-se no ar parisiense quando o meia Xavi converteu um pênalti no fim da partida. Era o 2 a 1 definitivo e a vaga nas semifinais praticamente assegurada. Então, veio o castigo final.

No último lance do jogo, o meia Matuidi meteu um disparo que desviou num zagueiro do Barça e superou o goleiro Victor Valdés, brilhante durante toda a partida. O gol foi um prêmio excessivo ao PSG e voltou a deixar aberta uma eliminatória que parecia sentenciada.