Os jogadores do Barça aplaudem no final a torcida pelo apoio recibido no clássico. / Twitter: @FCBarcelona_br
Os jogadores do Barça aplaudem no final a torcida pelo apoio recibido no clássico. / Twitter: @FCBarcelona_br

O Real Madrid amargou a bonita festa azul-grená ao ritmo dos Rolling Stones no Estádio Olímpico de Montjuic, no primeiro clássico da temporada, pela 11ª rodada da Liga Espanhola. Com dois gols de Bellingham, o clube merengue derrotou o FC Barcelona de virada, por 2 a 1, e voltou a assumir a liderança da competição, ao lado do Girona, com 28 pontos.

Por outro lado, o FC Barcelona segue na terceira posição da tabela, com 24, mas pode ser ultrapassado pelo Atlético, que está somente dois pontos atrás com dois jogos a menos. Além disso, o time de Xavi Hernández perdeu a invencibilidade na temporada e o 100% de aproveitamento nos jogos em casa.

O treinador do Barça até que foi valente no primeiro clássico da história disputado em Montjuic. Recebeu na manhã do jogo a notícia dos regressos de Lewandowski, Raphinha e Kounde, recuperados das suas respectivas lesões. Mas pela falta de ritmo deles, preferiu manter os três no banco e não mexer no esquema que estava funcionando bem.

Escalou Fermín López e Ferran Torres na equipe titular, colocou Araujo na lateral direita para o seu tradicional duelo com Vinicius e avançou João Cancelo. A estratégia funcionou bem na primeira etapa e o clube catalão controlou o jogo ao ritmo de um inspirado Gundogan.

O meia alemão abriu o placar logo aos seis minutos de jogo, um gol que trouxe tranquilidade ao Barça. Depois disso, João Félix comandou com maestria as ações ofensivas e foi o principal responsável por manter o rival a maior parte do tempo na defesa. Uma dinâmica que marcou a etapa inicial, que ainda teve um pênalti de Tchouameni sobre Araujo, não marcado pelo árbitro Gil Manzano.

O segundo tempo começou com o mesmo roteiro e o Barça teve duas chances de ouro para ampliar. Na primeira, Iñigo Martínez cabeceou na trave e a bola caiu nos pés de Araujo. O uruguaio disparou forte e Kepa salvou o Real Madrid. Pouco depois, Cancelo fez uma excelente jogada, mas pecou na finalização quando a torcida já tinha o grito de gol preparado na garganta.

Bellingham silencia Montjuic

O inesperado é algo que sempre chamou a atenção no maior clássico do mundo e voltou a ser protagonista. Tudo era favorável ao donos da casa e uma nova vitória do Barça parecia inevitável. Até surgir Jude Bellingham. O meia inglês, desaparecido no primeiro tempo, chegou outra vez a tempo para resgatar o Real Madrid de uma nova derrota diante do eterno rival.

Em grande forma, Bellingham marcou uma dobradinha no seu primeiro clássico, com direito a um golaço de fora da área e outro nos acréscimos da partida que silenciou o Estádio Olímpico de Montjuic e tornou a vitória ainda mais dramática .  O inglês é o líder indiscutível da sua equipe e se consolidou ainda mais como artilheiro do Campeonato Espanhol, agora com 10 gols em 10 partidas disputadas.

Uma vitória de ouro para a equipe de Carlo Ancelotti, que confirmou o favoritismo no clássico, mas de forma sofrida. Um detalhe curioso é que o Real Madrid também ultrapassou a barreira dos 300 gols (chegou aos 301) nos clássicos válidos pela Liga Espanhola.