João Félix comemora o gol marcado contra o Atlético, no Estádio Olímpico de Montjuic / Foto: Ricardo Nogueira
João Félix comemora o gol marcado contra o Atlético, no Estádio Olímpico de Montjuic / Foto: Ricardo Nogueira

O FC Barcelona se mantém firme na disputa pelo título da LaLiga. Com uma atuação consistente e eficaz, o time catalão superou o Atlético de Madrid com um gol de João Félix (1-0), neste domingo, no Estádio Olímpico de Montjuic. Com essa vitória, o Barcelona segue na terceira posição da tabela, agora com 34 pontos em 15 jogos. Enquanto isso, o Atlético de Madrid, com 31 pontos, caiu para a quarta colocação.

Pressionados pelas vitórias dos líderes Real Madrid e Girona em seus respectivos jogos do sábado, Barça e Atlético entraram em campo para um duelo decisivo, focados nos três pontos. Pelo lado catalão, Xavi Hernández escalou a equipe que proporcionou os melhores resultados até então, utilizando três zagueiros. Desta vez, porém, Kounde ocupou a posição de lateral direito.

Araujo e Iñigo Martínez formavam a dupla de zaga, mas o zagueiro basco sentiu um desconforto no aquecimento, sendo substituído por Christensen. João Cancelo atuou novamente na lateral esquerda. O meio-campo contou com Gündogan, De Jong e Pedri, enquanto o ataque foi composto por João Félix, Lewandowski e Raphinha.

Do lado colchonero, Simeone escalou seu time de gala, liderado pelos artilheiros Griezmann e Morata. Porém, o estilo de jogo do Atlético sucumbiu diante da intensidade do Barça desde o início da partida. Empurrado pelo calor dos 34.568 torcedores presentes em uma noite gélida em Montjuic, o time catalão criou duas chances claras de gol nos primeiros três minutos.

Pouco depois, o Atlético mostrou que ainda estava na disputa e quase marcou. No entanto, Araujo interveio no momento crucial. Esse lance aguçou o ímpeto do Barça. Um incansável Raphinha causava problemas pelo flanco direito, com o apoio de Kounde. Juntos, criaram duas chances, que Lewandowski não conseguiu aproveitar. Porém, no ataque seguinte, a resistência colchonera foi superada.

Raphinha tocou para João Félix, o português invadiu a área e finalizou com categoria, abrindo o placar contra o clube a que pertence e do qual recebeu críticas durante a semana. Que ironia, não? Apesar do domínio culé, o Atlético mostrava perigo nos contra-ataques e por pouco não empatou ainda no primeiro tempo, com Griezmann sendo bloqueado no último instante por um onipresente Frenkie de Jong.

Iñaki Peña, decisivo

Simeone fez três substituições no intervalo, alterando a dinâmica do jogo. O Atlético começou bem o segundo tempo, mas o Barça retomou o controle e impôs novamente o seu ritmo. Raphinha acertou a trave e João Félix tentou ampliar o placar com um chute de fora área, antes de serem substituídos por Ferran Torres e Lamine Yamal.

O treinador do Atlético de Madrid buscou alternativas para reverter o jogo. Substituiu Koke e Morata por Saúl e Memphis, e essas mudanças impulsionaram a equipe. Nesse momento, Iñaki Peña começou a se destacar. O goleiro do Barcelona defendeu uma cobrança de falta de Memphis, colocada no ângulo, em uma ação digna de Ter Stegen. Já nos instantes finais, ele bloqueou corajosamente um chute a queima-roupa de Correa, assegurando a vitória e se tornando um dos destaques da partida.

O resultado poderia ter sido mais cômodo para o Barça se Lewandowski não tivesse desperdiçado uma grande chance que ele mesmo criou. Contudo, a vitória veio, mantendo o 100% de aproveitamento de Xavi Hernández nos duelos contra Diego Simeone. Além disso, o técnico do Atlético segue sem vencer o Barça fora de casa e o Atlético continua sem conhecer a vitória em Barcelona desde fevereiro de 2006.