Os craques do Barça agradecem o apoio da torcida na importante vitória contra o Athletic / Foto: Ricardo Nogueira
Os craques do Barça agradecem o apoio da torcida na importante vitória contra o Athletic / Foto: Ricardo Nogueira

O FC Barcelona recebeu o Athletic Club no Estádio Olímpico Lluís Companys no regresso da Liga Espanhola após a data FIFA de outubro. O clube catalão precisava vencer para ficar a apenas um ponto dos líderes Real Madrid e Girona – ambos com 25. E não decepcionou: derrotou os Leões de San Mamés por 1 a 0 com um gol do estreante Marc Guiu nos minutos finais da partida e cumpriu a missão.

Sem poder contar com jogadores como Lewandowski, Frenkie de Jong, Pedri, Kounde e Raphinha – contundidos – em uma semana importante (com Champions e o Clássico), o técnico Xavi Hernández pôde comemorar as altas médicas de Lamine Yamal e Alejandro Balde. Ainda assim, teve que improvisar.

Colocou Fermín López na frente com João Félix e Ferran Torres, com a ordem de alternarem as posições no ataque. Apostou por Iñigo Martínez titular na zaga, ao lado de Christensen e um meio de campo com Gavi, Oriol Romeu e Gundogan. A estratégia funcionou bem.

O Barça ditou o ritmo do jogo no primeiro tempo e criou boas chances para abrir o placar. Porém, o gol de João Félix parou no travessão e o goleiro Unai Simón fechou a porta em um chute envenenado de Fermín López. Entretanto, nem tudo eram rosas. O Athletic sabia aproveitar os descuidos culés, mas aí aparecia o de sempre: o paredão Ter Stegen.

Marc Guiu, o estreante que fez a diferença

A dinâmica do jogo seguiu igual na segunda etapa e o gol não aparecia. Diante disso, Xavi Hernández decidiu fazer mudanças. Primeiro, colocou Lamine Yamal e Araujo nos lugares de Oriol Romeu e Christensen. No seu primeiro lance, Yamal desperdiçou uma chance incrível. Nessa altura do jogo, João Félix dava uma exibição de raça e qualidade que fez o Barça crescer na partida.

Foi quando Xavi Hernández decidiu apostar alto. Botou Marcos Alonso no lugar de Balde e o estreante Marc Guiu por Fermín López. Com apenas 24 segundos em campo e no seu primeiro toque na bola, o atacante das categorias de base do Barça marcou o gol da vitória e garantiu os três pontos. Incrível.

O resultado botou fogo na Liga Espanhola, que agora tem quatro times no topo da tabela separados por apenas três pontos. Além disso, a vitória deixa o Barça a um ponto da liderança, mantem o clube invicto na temporada e devolve a confiança aos culés a três dias de um novo desafio na Liga dos Campeões e a seis do superclássico.