Os craques do Barça comemora o gol do Cancelo contra o Porto, na Champions League. / Foto: Ricardo Nogueira

Objetivo cumprido. O FC Barcelona está de volta às oitavas de final da Champions League após dois anos de ausência da elite do futebol europeu. O clube catalão garantiu a vaga entre os 16 melhores clubes da Europa com uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o FC Porto, nesta terça-feira, no Estádio Olímpico de Montjuic. Pepê abriu o placar para os visitantes, mas João Cancelo e João Félix garantiram três pontos de ouro para o Barça.

Iñaki Peña voltou a substituir Ter Stegen, desfalque pelo segundo jogo seguido devido a uma lombalgia. Xavi Hernández escalou três zagueiros: Iñigo, Kounde e Araujo, sendo este último na lateral direita. Na esquerda, testou mais uma vez Cancelo fora de posição. Gundogan, Pedri e De Jong compuseram o meio-campo, enquanto Raphinha, Lewandowski e João Félix formaram o ataque.

O Barça começou lento, sem ideias e novamente mostrou debilidades na defesa. O Porto não encontrava dificuldades para chegar ao gol do Barça, um problema sério do time catalão na temporada que o técnico Xavi ainda não conseguiu solucionar. Em uma dessas chegadas, Pepê aproveitou o rebote de Iñaki Peña em um disparo de Galeno e abriu o placar.

O gol do Porto fez com que velhos fantasmas assombrassem os 43.533 torcedores presentes no Estádio Olímpico. Mais um ano sem oitavas de final? Era a pergunta que todos faziam. Por sorte (para o Barça), a resposta veio rápida. Dois minutos depois, João Cancelo – o herói da noite – empatou com um golaço.

Uma noite portuguesa

Tem coisas que só o futebol proporciona. Contra um adversário português, os dois portugueses do Barça garantiram a vitória e a classificação para as oitavas de final da Champions. João Félix já havia acertado o travessão no primeiro ataque do Barça no segundo tempo. Na segunda chance que teve, não perdoou. Marcou de uma assistência magistral de Cancelo, eleito o melhor da partida apesar de ter saído lesionado.

Com a virada, o Barça acelerou o ritmo em busca de ampliar o placar, mas desperdiçou diversas chances. Sem conseguir definir o jogo, o clube catalão sofreu até o final. Cada ataque do Porto era um sufoco, mas as boas defesas de Iñaki Peña impediram um final indesejado para a torcida azul-grená e valorizaram os gols dos Joões. Só faltou um pouco de Fado para completar a noite portuguesa.

Líder isolado

A vitória sobre o Porto coloca o Barça como líder isolado do Grupo H da Champions, com 12 pontos. O conjunto português ocupa a segunda posição, empatado com o Shakhtar, ambos com nove pontos. A uma jornada do término da fase de grupos da competição, um empate contra o Antwerp asseguraria o primeiro lugar ao time de Xavi Hernández.