O meia Frenkie de Jong entre o presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu e o vice Óscar Grau
O meia Frenkie de Jong entre o presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu e o vice Óscar Grau

O FC Barcelona sacudiu o mercado de transferências nesta quarta-feira. O clube catalão anunciou oficialmente hoje o seu acordo com o Ajax para a contratação do meia Frenkie de Jong (21 anos), que chegará em Barcelona no próximo dia 1 de julho.

O custo da contratação foi de 75 milhões de euros, mais 11 em variáveis. O craque holandês assinará um contrato para as próximas cinco temporadas – até o final da 2023/24.

Desse modo, o clube catalão acaba com as pretensões do PSG de contratar o jogador. O clube francês fez de tudo para impedir a ida do holandês para o Barça, mas agora terá que aceitar o fato das suas tentativas de ‘torpedear’ a operação terem sido inúteis.

Nascido no dia 5 de maio de 1997, em Arkel (Holanda), Frenkie de Jong é um dos meias mais promissores do futebol mundial. É destro, habilidoso e polivalente. Pode jogar nas posições de volante, meia-armador e atacante.

Sua visão de jogo e eficiência nos passes faz com que ele seja uma figura importante na criação das jogadas. Agora, fará parte de uma longa lista de holandeses que vestiram a camisa do Barça.

Uma relação histórica que teve início em 1973, com Johan Cruyff e que seguiu com outros nomes como Koeman, Kluivert, Frank de Boer…até Jasper Cillessen, o último holandês a chegar ao Barça.