Pelo segundo ano seguido, o FC Barcelona diz adeus para a Liga dos Campeões da Europa ainda na fase de grupos e terá que disputar a Liga Europa. O clube catalão confirmou a sua eliminação com uma rodada de antecedência ao cair por 3 a 0 diante do Bayern, no Camp Nou.

Mané, Choupo-Moting e Pavard marcaram os gols da vitória alemã diante de um Barça que já estava desclassificado antes mesmo de entrar em campo. Isso porque o Inter venceu o Viktoria Pilzen no outro duelo do Grupo C e tirou qualquer chance matemática de classificação do Barça.

A eliminação é um duro golpe para o clube catalão, que esperava chegar mais longe na competição e assim arrecadar mais dinheiro dos suculentos prêmios que as equipes recebem na Liga dos Campeões. Algo que ajudaria a acelerar a sua recuperação financeira.

Mas não deu. Apesar do Barça ter feito uma boa reestruturação no elenco, melhorado o desempenho dentro de campo, ficou claro que o time ainda precisa amadurecer em diversos aspectos para competir contra as equipes mais sólidas da Europa.

Para isso, ainda falta tempo. Mas ninguém duvida que essa tão aguardada melhora aconteça naturalmente e em um futuro próximo, já que nenhum clube na Europa tem uma geração de jovens tão talentosa como a Barça. É esperar para ver.