Adriano está feliz com o momento que atravessa na carreira. Foto: Xavier Sivilla.

O jogador Adriano Correia Claro (28 anos) vive o melhor momento da sua carreira. Em grande fase no FC Barcelona e nome frequente nas últimas listas de convocados da Seleção Brasileira,  o lateral sonha em formar parte do grupo que vai participar das próximas Copa das Confederações e Copa do Mundo, que serão disputadas no Brasil em 2013 e 2014, respectivamente.

O craque brasileiro comenta nessa entrevista exclusiva os seus desejos futuros com o Barça, com o Brasil e explica a sua evolução como profissional. Adriano também revela que está muito próximo de renovar seu contrato com o Barcelona. Uma recompensa ao esforço diário de um atleta que se converteu numa peça fundamental no atual esquema do técnico Tito Vilanova. Acompanhe!

Qual o segredo do FC Barcelona para estar sempre na disputa dos títulos?

Adriano – Não tem segredo. É puro trabalho e dedicação. Temos um grupo de jogadores consagrados, mas que não perdem nunca a vontade de seguir ganhando títulos. Aqui não há vaidade. Sabemos que com as conquistas seremos lembrados no futuro por fazer parte de uma etapa gloriosa do Barça e queremos que isso aconteça. É importante manter a ambição, mas sempre de forma positiva. A amizade que existe entre nós e a qualidade da nossa comissão-técnica são outros fatores  fundamentais  para que esse time seja cada ano melhor.

A superioridade do FC Barcelona na atual Liga Espanhola é assombrosa. Na tua opinião o título deste ano já está decidido? 

Adriano – Sabemos que temos uma vantagem muito boa, mas não acredito que o título está decidido. Até quando vou à Seleção Brasileira os companheiros comentam que não tem como perder, vemos a euforia da torcida, mas sabemos que temos que seguir com o mesmo trabalho até o final para evitar qualquer possível surpresa.

Como você definiria o ´Fenômeno´ Lionel Messi dentro e fora de campo?

Adriano – Dentro de campo todo mundo já conhece ele, não precisa nem comentar. Já fora de campo é uma pessoa humilde, legal com todo mundo. Sempre estamos brincando, fazendo gozações um com o outro e o com o resto do elenco também. Acho que a simplicidade dele,  apesar de tudo o que conquistou, é o que mais me impressiona.

E as provocações entre você e o Messi por culpa da rivalidade entre Brasil e Argentina. Como é?

Adriano – Ah, isso tem sempre né. Só que agora estamos mais na defensiva. Perdemos os dois últimos jogos que fizemos diante da Argentina e não podemos falar nada. Só se defender das gozações dele. Mas isso vai mudar (risos).

Como você analisa a possível chegada de Neymar e o que ele poderia oferecer ao FC Barcelona?

Adriano –  Conheço o Neymar da Seleção Brasileira e gostaria de ter a oportunidade de jogar com ele no Barcelona. Acho que ele poderia oferecer muitas coisas como a habilidade, técnica e capacidade de fazer gols que possui. Mas quem mais iria ganhar com isso seria ele mesmo por jogar entre os melhores. Também aprenderia muito de tática, de ocupar espaços com menos esforço e mais eficiência, algo que no Brasil é muito mal trabalhado. O resto ele já tem.

Essa é a tua melhor temporada em quase nove anos de futebol europeu. Como explica essa impressionante melhora no teu rendimento?

Adriano – Foi a soma de um conjunto de fatores que ajudam dentro de campo. Mudei hábitos de alimentação, comecei a fazer um trabalho de fisioterapia mais avançado e a descansar melhor. Também tenho uma estabilidade dentro de casa que ajuda. Penso que é um sonho jogar no Barcelona e para seguir no clube você está obrigado a estar sempre motivado e em plena forma. Todos querem estar aqui, mas poucos conseguem. É um sacrificio muito grande, mas vale a pena todo o esforço.  Por tudo isso acho que estou no meu melhor momento e quero seguir retribuindo a confiança que o Barça teve pelo meu trabalho.

E como está o teu proceso de renovação com o FC Barcelona?

O lateral da seleção afirmou que só com muito trabalho e dedicação o Brasil poderá sonhar com a vitória na Copa de 2014. Foto: Xavier Sivilla.

Adriano – O FC Barcelona me fez uma oferta para renovar e estou muito feliz por isso. Estamos numa fase avançada das negociações e espero que tudo acabe bem, com um bom acordo para ambas as partes. Espero seguir aqui por mais alguns anos.

Deu para notar alguma mudança positiva na Seleção Brasileira com a chegada do técnico Luis Felipe Scolari?

Adriano –  Sempre muda. A maneira dele dirigir o elenco é diferente e é um profissional que entende muito de futebol e de Seleção Brasileira. Ele pediu união para fortalecer o grupo e para que a coisas comecem a evoluir dentro de campo. Temos que acreditar, a Copa será no nosso país e será necessário muito trabalho para ser campeão.

A Seleção Brasileira vive um dos piores momentos da sua história, tendo perdido inclusive grande parte do respeito mundial que sempre teve. Acredita que com os jogadores que temos na atualidade, é possível reverter essa situação?

Adriano – Penso que é possível, mas temos que acreditar e trabalhar muito para que isso se torne realidade. Apesar da derrota diante da Inglaterra, creio que fizemos um bom jogo, lutando até o final. No próximo certamente estaremos melhor. Podemos reverter essa situação e também recuperar a confiança do torcedor brasileiro. O apoio do nosso povo, da nossa torcida será fundamental  nas próximas competições que serão disputadas no Brasil. Com o apoio de todos será mais fácil.

Quais são os seus principais concorrentes para o posto de lateral-esquerdo da Seleção?

Adriano – Não dá para dizer um nome em especial até porque são vários. Mas estou muito feliz por ter feito parte das últimas listas de convocados da Seleção Brasileira. Quero seguir fazendo um bom trabalho no FC Barcelona para seguir tendo oportunidades e poder assegurar uma vaga para a próxima Copa do Mundo.