O Fenômeno Ronaldo disse adeus ao futebol após uma trajetória digna de uma lenda. Foto: divulgação CBF

Têm dias que você nunca quer ver chegar. A última segunda-feira (14.02.11) foi um deles. O atacante Ronaldo Nazário, 34 anos, anunciou o fim da sua carreira numa entrevista coletiva organizada na cidade de São Paulo. O ´Fenômeno´ – como ficou conhecido mundialmente – abandonou os gramados depois de 18 anos como jogador profissional. Uma trajetória que o deixou no mesmo patamar das maiores lendas do esporte mundial. Uma pena. Para mim e certamente para muita gente, ele poderia seguir jogando….para sempre.

Ronaldo não aguentou mais as dores, as cobranças, as lesões e a luta eterna contra o seu excesso de peso. Relutou ao tomar a decisão, se emocionou ao anunciar oficialmente o seu adeus e se aliviou ao deixar para trás uma fase da sua vida repleta de alegrias e também de tristezas. “Não aguento mais. Queria continuar, mas não consigo. Penso numa jogada e não executo como quero. Chegou a hora, mas foi lindo para caramba”, anunciou o craque entre lágrimas.

As palavras do mito ecoaram por todo o planeta, mostrando que o seu poder midiático segue intacto. Principalmente quando ele explicou o motivo que o impede emagrecer. “Descubri a quatro anos no Milan que sofro de Hipotiroidismo, um distúrbio que diminui o metabolismo. Para tratar isso teria que ingerir hormônios que no futebol são considerados como doping”, afirmou o astro. “Agora imagino que muitos dos que fizeram piadas com relação ao meu peso estejam arrependidos”, completou.

Ronaldo deixa o futebol como poucos. É o maior artilheiros da história das Copas, com 15 gols em quatro participações. Ganhou três vezes o troféu de melhor jogador do mundo da FIFA e duas vezes a ´Bola de Ouro´ da revista francesa France Football, entre inúmeros prêmios individuais. Marcou gols de todas as cores e sabores. Conquistou o mundo, se tornou um exemplo e um orgulho nacional no Brasil. E fez o planeta futebol mais feliz durante 18 longos anos que já se tornaram eternos.

Clique aqui para ver imagens do discurso de Ronaldo na sua despedida.