Abramovich comemorando com o troféu do Mundial de Clubes da FIFA, conquistado peo Chelsea em 2021.
Abramovich comemorando com o troféu do Mundial de Clubes da FIFA, conquistado peo Chelsea em 2021. / Foto: www.chelseafc.com

A invasão da Ucrânia segue causando muitos problemas aos oligarcas russos ligados ao regime de Vladimir Putin. A bola da vez foi o que provavelmente seja o multimilionário russo mais conhecido de todos. O dono do Chelsea FC, Roman Abramovich.

Ciente das possíveis represálias que poderá sofrer em um futuro próximo, Abramovich colocou o Chelsea à venda. “Sempre tomei decisões pensando nos interesses do clube. Na situação atual, portanto, tomei a decisão de vendê-lo”, afirmou em um comunicado.

“Acredito que é o melhor para o Chelsea, para os torcedores, para os funcionários, assim como para os patrocinadores e sócios do clube”, acrescentou Abramovich. “Todo o lucro da venda será em benefício das vítimas da guerra na Ucrânia”, destacou.

A revelação de usar o dinheiro de forma solidária com o povo ucraniano foi considerado por muitos como a melhor jogada de Abramovich. Um gesto que certamente deixará irritado o seu amigo íntimo, Vladimir Putin, culpado de todo o horror na Ucrânia.

Abramovich é famoso pela sua astúcia. Soube analisar situação atual e suas possíveis consequências. Raciocinou rápido e, mesmo contra a sua vontade, chegou à conclusão que vender o Chelsea seria o melhor caminho para não prejudicar o clube inglês.

Desse modo, após 19 anos, Abramovich se retira do cenário futebolístico, do qual sempre foi um dos principais protagonistas durante esse período, especialmente pela sua incomensurável riqueza.

O fim de uma era

O magnata Roman Abramovich (55 anos) possui – segundo a revista Forbes – um patrimônio estimado de 13 bilhões de dólares. Grande amigo de Boris Yeltsin, foi governador da gélida região da Sibéria, Chukotka, graças ao seu amigo Vladimir Putin.

Mas como Abramovich sempre fez questão de destacar, o maior privilégio da sua vida foi a sua relação com o Chelsea. Comprou em 2003 o clube inglês que somava na época uns 50 anos sem ganhar uma liga.

Agora, forçado pelas circunstâncias, deixa o Chelsea como atual campeão da Champions League e do Mundial de Clubes da FIFA. E no meio disso tudo, cinco títulos da Premier League e cinco FA Cups, entre várias outras conquistas. Além disso, transformou o clube em uma superpotência futebolística e uma marca global.

Todos sabemos que Abramovich, apesar das saudades, vai sobreviver sem o Chelsea. Mas veremos se o clube inglês sobreviverá sem a constante ajuda da fortuna do bilionário russo.