Mourinho apostou por ser mais discreto nesta temporada. Até quando? Foto: Daniel Ochoa de Olza AP/AE:

O técnico do Real Madri José Mourinho pode até ser um personagem capaz de transformar um aniversário de criança num conflito histórico, mas quando o assunto é a sua qualidade como profissional não há discussão. Poucos podem se gabar de ter a trajetória de Mourinho como treinador, algo que ele mesmo faz questão de lembrar sempre que pode. Nesse contexto, Mourinho realizou uma declaração há alguns meses que apesar de parecer uma profecia, era um fato.

Na última pré-temporada do Real Madri, mais precisamente no dia 27 de julho deste ano, depois de vencer um amistoso contra o Herta Berlim, Mourinho afirmou numa entrevista coletiva que “suas segundas temporadas sempre são as melhores”. E não se tratava de nenhuma piada nova de português. Foi assim mesmo na sua época no FC Porto, no Chelsea e na Internazionale de Milão.

Os números conseguidos na sua primeira temporada com o Real Madri foram excelentes, só superados pelo FC Barcelona de Pep Guardiola. O certo é que quatro meses depois de dita frase, o time merengue melhorou em absolutamente todos os aspectos e Mourinho voltou a fazer valer a sua lei. O clube madrilenho apresenta um jogo diferente, que encanta e ao mesmo tempo é eficaz. É líder na Liga Espanhola e no seu grupo da UEFA Champions League.

Pode parecer uma blasfêmia, mas a realidade é que o Real Madri é melhor que o Barça nesse momento. Apresenta um futebol mais fluído e ataca como as hordas de Átila ´o Huno´. Defende como se tentassem roubar o Santo Graal do gol de Casillas e alcança um nível de concentração durante os jogos digno de um cirurgião cardíaco em plena ação.

Por tudo isso, o clube madrilenho será favorito contra o FC Barcelona no clássico do próximo sábado, no estádio Santiago Bernabéu, na capital espanhola. Algo inédito desde que Guardiola assumiu o comando do Barça há pouco mais de três anos. O curioso também é a mudança que os bons tempos causaram no antipático Mourinho.

Na época das derrotas ele criou teorias da conspiração, meteu o dedo no olho dos outros, mostrou uma lista com 13 erros do árbitro e lançou a pergunta: por quê? Agora, aposta por uma postura mais discreta, apesar das recaídas. A dúvida é se conseguirá manter a compostura se o Barcelona voltar a amargar a vida dele no próximo sábado.

Compare os números de Mourinho nas duas temporadas com o Real Madri na Liga Espanhola após 14 jogos disputados:

Temporada 2010/11: Classificação ( 2º lugar); Pontos (35); Gols a favor (35); Vitórias (11) e Gols contra (11).

Temporada 2011/12: Classificação (1º lugar); Pontos (37); Gols a favor (49); Vitórias (12) e Gols sofridos (10).