O atacante búlgaro Berbatov, do Manchester United, foi o grande destaque do último ´Boxing-Day´ esportivo da Premier League. Foto: Jon Super AP/AE

O Dia das Caixas (The Boxing Day) é uma tradição criada no Reino Unido durante a Idade Média. Cada dia 26 de dezembro os representantes das classes nobres entregavam comidas aos seus empregados e pessoas menos favorecidas. Esses presentes eram feitos em caixas, o que originou o nome desse dia beneficente, onde ajudar o próximo se tornou praticamente obrigatório. Há alguns anos, o Campeonato Inglês (Premier League) decidiu usar o tradicional feriado para oferecer uma rodada atrativa, diferente, com um significado especial.

Com isso, nada de descanso de fim de ano para os jogadores. São duas semanas que enchem o vazio do torcedor carente de futebol por todo o mundo, já que a maioria das ligas européias estão em férias nestas épocas.  Na última segunda-feira, a Premier League celebrou seu mais recente Boxing Day com sete partidas e um colorido único.

O principal favorecido nesta rodada especial do futebol inglês foi o Manchester United. Os ´Diabos Vermelhos´ golearam o Wigan por 5 a 0, com direito a um hat-trick  (três gols num mesmo jogo) do búlgaro Berbatov e voltaram a ser líderes na Inglaterra ao lado Manchester City, com 45 pontos. Os Cityzens perderam a vantagem na tabela após não passar de um empate sem gols contra o  West Brom (Confira os gols do ´Boxing Day´ da Premier League).