Pênalti em dois toques entre Messi e Suárez
Messi e Suárez protagonizaram uma jogada rara no futebol / Manu Fernandez – AP/AE

O pênalti indireto de Messi contra o Celta, aproveitado por Suárez, já deu a volta ao mundo. O craque argentino protagonizou uma lance inédito no Camp Nou. Entretanto, a jogada já tinha sido vista em outros países ao longo dos anos.

O pioneiro foi o belga Henri Coppens. Em um duelo entre Bélgica e Islândia, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 1958, ele surpreendeu o mundo com uma jogada inédita até então. Mas depois dele, vieram muitos outros.

Um dos mais famosos foi o Johan Cruyff com a camisa do Ajax. Outro foi o que deu errado entre Henry e Pirés em uma partida do Arsenal na Premier League inglesa. Mais tarde, teve a redenção de Henry em um duelo amistoso e outro pênalti indireto conhecido do Etoile Sports.

NO MUNDO TODO

A jogada teve vários seguidores ao redor do mundo. Na Europa, o futebol dinamarquês viu a versão de Martin Ericsson e Dunca. No Japão, o Sanfrecce Hiroshima teve o dele. Na Coreia e no México, também foi visto. No vídeo abaixo, você pode conferir alguns dos pênaltis indiretos anteriores ao de Messi.