Neymar fará um visita-relâmpago na semana que vem a Barcelona para ser apresentado ao seu novo clube. Foto: Willian Volcov AP/AE

A última investida do FC Barcelona para a contratação do atacante Neymar surtiu efeito. O clube catalão conseguiu o ´sim´ definitivo da estrela brasileira no último fim de semana, no Brasil, após um acordo considerado satisfatório para todas as parte envolvidas nas negociações.

O valor da transação teria superado os 50 milhões de euros. Neymar terá um contrato de cinco anos e cobraria sete milhões de euros ao ano. O jogador se despediu do futebol brasileiro entre lágrimas no último domingo, na partida entre Santos e Flamengo, válida pela rodada inaugural do Campeonato Brasileiro.

Sua apresentação em Barcelona será na primeira semana de junho. O presidente do Barça, Sandro Rosell, comentou sobre a chegada de Neymar após a vitória do Barça por 2 a 0 sobre o Espanyol, no derbi catalão do último domingo, pela Liga Espanhola. “Ele vem para melhorar ainda mais nossa equipe. Acreditamos que ele pode colaborar com nosso estilo e a conquistar bons resultados”.

O diretor esportivo do Barcelona, Andoni Zubizarreta, também teve palavras para a chegada da principal estrela do futebol brasileiro.  “É um jogador que virá para somar. Possui uma capacidade e um talento especial. A partir da próxima temporada desfrutaremos desse talento”, declarou.

Neymar será a nova estrela brasileira a vestir a camisa do clube catalão. Vai formar parte de uma galeria de gênios como Evaristo de Macedo, Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. A noticia da contratação do craque de apenas 21 anos desatou a loucura entre os torcedores do Barça, que já começaram a comprar camisas com o nome dele.

Apesar da euforia pela contratação do astro brasileiro, nem tudo são flores para o torcedor culé. Grande parte da torcida do Barcelona se mostra preocupada com a possibilidade de que o jogo do Neymar não se encaixe no estilo do Barcelona. E o mais preocupante: o medo que o jogador seja notícia mais pelo que faz fora de campo do que pelas suas jogadas desconcertantes. Nesse ponto, a diretoria do clube buscou passar uma mensagem de calma.

Segundo fontes envolvidadas nas negociações, ele teria aceitado com tranquilidade adaptar-se à filosofia do clube catalão e também tem claro qual o papel que terá na equipe. No FC Barcelona a estrela absoluta é Lionel Messi e isso não se discute. Se Neymar vai chegar a conquistar tudo o que conseguiu Messi, só o tempo dirá. Mas se vier com humildade e vontade de aprender, poderá se converter num craque histórico. Porque talento ele tem de sobra.