Muricy no FC Barcelona
Muricy conversou com a Barça TV na CE Joan Gamper / Miguel Ruiz-FCB

Quatro anos se passaram para que Muricy Ramalho pudesse realizar um grande sonho: conhecer a estrutura do FC Barcelona. O técnico sentiu na pele a qualidade do futebol do time catalão na final do Mundial de Clubes FIFA 2011, quando o Barça goleou o Santos que ele comandava por 4 a 0. Agora, Muricy se encontra há alguns dias em um intercâmbio no Barça.

O renomado técnico brasileiro aproveitou o seu período afastado do trabalho para conhecer o funcionamento de um dos melhores clubes do mundo e ampliar o seu conhecimento sobre futebol. “Poder conhecer a estrutura e o segredo de um clube tão ganhador como é o Barcelona era um sonho que eu tinha. Com a ajuda da família do Neymar consegui realizar esse sonho”, revelou.

O treinador comentou que conheceu praticamente tudo do Barça e fez questão de destacar o que mais lhe impressionou. “Sem dúvida, a organização”. Outro ponto ressaltado foram as principais diferenças existentes entre a forma de trabalhar na Europa e no Brasil. “A mentalidade, a cultura, a educação e, principalmente o profissionalismo. Aqui são muito mais profissionais”.

O FUTURO DE NEYMAR JR.

Muricy Ramalho teve uma grande participação na vinda de Neymar Jr. ao Barça. Quando foi consultado pelo pai do jogador sobre qual seria a melhor opção para o atleta, não teve dúvidas. “Disse que devia ser o Barcelona porque o estilo de jogo é muito parecido ao que ele sabia jogar. Ele aceitou e acredito que escolheu o melhor”.

Após ver o desempenho do atleta em pouco mais de duas temporadas vestindo a camisa azul-grená, Muricy previu um grande futuro para o principal jogador brasileiro da atualidade. “Vai chegar a ser o melhor do mundo”, afirmou. “Ele está tendo paciência, está se preparando para isso com toda uma estrutura por trás e será o grande líder do Barcelona”, acrescentou.

UMA GRANDE EXPERIÊNCIA

A experiência vivida no FC Barcelona foi algo único para o treinador brasileiro. Inclusive, é algo que ele recomendaria para os colegas de profissão do Brasil. “Com certeza, realmente foi uma escolha certa. É muito importante para um técnico ter esse intercâmbio. Se algum treinador puder vir, certamente ficará muito satisfeito”, explicou.

Muricy também viu ‘in situ’ a vitória do Barça por 3 a 1 sobre o Eibar no último domingo e deu a sua opinião sobre a atuação do Barça. “Muito boa, como sempre. Sou um fã do Barcelona e sempre vejo os jogos da equipe no Brasil pela televisão, ainda mais agora com o Neymar aqui. É realmente um time muito técnico, organizado, com um torcida muito educada. Foi muito legal”.

Por último, destacou o que mais gostou da cidade de Barcelona. “O que eu mais gostei foi a tranquilidade. É uma cidade muito tranquila, bem diferente da que eu vivo e você sabe que São Paulo é uma loucura. As pessoas aqui são educadas, o trânsito funciona e a comida é excelente. Mas como tudo na Europa, a organização impressiona”.


Lucas Duarte

Twitter: @LD_BCN

Instagram: @LD_BCN