Tito Vilanova já conquistou o respeito de toda a Europa. O Barça é o melhor time do Velho Continente nesse início de temporada. Foto: EFE / Albert Olivé

Quando o torcedor do FC Barcelona viu acabar a Era Frank Rijkaard no clube (2003-2008), que contava com craques como Ronaldinho Gaúcho, Deco e Eto´o, pensava que teria que esperar muitos anos para  voltar a viver tempos tão felizes. Foram diversos títulos, prêmios coletivos e individuais sob o comando do simpático técnico holandês. Uma fase que devolveu o Barça ao caminho das vitórias e que havia chegado ao fim.

Aí veio a Era Pep Guardiola no comando do clube (2008-2012). Logo no primeiro ano dele no Barça, conseguiu o inigualável: conquistou os seis títulos em jogo de uma mesma temporada. Nomes como Xavi, Iniesta, Puyol e Valdés – dos tempos de Rijkaard – se converteram em craques internacionais. Sem falar nas contratações acertadas, como Daniel Alves, Piqué, Adriano, Mascheranno e nos formados na base da equipe, como Busquets e Pedro.

Com Guardiola o mundo viu a confirmação de outro gênio: Lionel Messi. O líder de um esquadrão que encantou o mundo e pulverizou recordes, alguns deles adormecidos durante décadas. A saída de Guardiola gerou um clima de ansiedade coletiva sobre a sua sucessão, algo considerado uma missão impossível. Mas o seu auxiliar-técnico e amigo, Tito Vilanova, assumiu o desafio.

E a história continua. Poucos meses foram necessários para que Tito Vilanova mostrasse que seus métodos asociados a uma dinâmica vencedora também são eficazes. Com a vitória por 3 a 1 sobre o Celta, no último sábado, no Camp Nou, em Barcelona, Vilanova quebrou um recorde da Liga Espanhola. Conseguiu o melhor arranque na história desta competição. Em 10 rodadas, soma nove vitórias e um empate (28 pontos).

É o melhor registro entre todos os líderes nacionais da Europa. É também o primeiro do Grupo G da Champions League, com três vitórias em três partidas. O ´Fenômeno Vilanova´ começa a surpreender o futebol europeu e dá mostras que pode conseguir objetivos importantes. “O recorde é apenas um registro. O importante é que somos líderes e que esse elenco não perdem a ambição por vencer”, afirmou Vilanova.