Alonso mostrou que é uma autoridade em situações extremas. Foto: Lai Seng Sin AP/AE

A Fórmula 1 voltou a dar provas de que um piloto ainda pode ser decisivo numa era em que a tecnologia faz praticamente tudo sozinha. O espanhol Fernando Alonso deu uma aula de pilotagem no GP da Malásia de F1, disputado no último domingo, no circuito de Sepang e é o novo líder da temporada 2012.

Com um carro sofrível, largando na oitava posição e nas piores condições possíveis, Alonso converteu sua Ferrari num hidroavião. Deu um show na pista e exibiu todo o seu talento debaixo do aguaceiro que caiu durante a prova. O espanhol voltou a provar que é uma autoridade em situações extremas.

E nada como ter talento. Se tivesse que depender do motor e da aerodinâmica da nova Ferrari, estaria perdido. Prova disso é o piloto Felipe Massa, companheiro de Alonso na escuderia italiana. O brasileiro protagoniza um fiasco atrás do outro. Seria mais bonito se ele pedisse para sair antes que a Ferrari decida prescindir dele.

A nova vitória de Alonso arrancou aplausos dos amantes da F1 por todo o mundo. O espanhol superou o lendário Jack Stewart em números de vitórias na categoria e agora já é o quinto colocado nesse quesito, com um total de 28. Só perde de nomes como Michael Shumacher (91), Alain Prost (51), Ayrton Senna (41) e Nigel Mansell (31).

Além disso, conseguiu a façanha de vencer pela terceira vez na sua carreira o GP da Malásia. E por três equipes distintas: Renault, McLaren e agora Ferrari. Vale lembrar que o piloto espanhol também contou com um pouco de sorte na hora do erro do mexicano Sérgio Pérez, da Sauber, o outro herói do dia. Pelo visto, até a sorte decidiu premiar o talento.