Messi recebendo o FIFA The Best 2019
Messi recebe o prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA 2019, no Teatro Alla Scala, em Milão / Marco Alpozzi – Estadão Conteúdo.

Pela primeira vez, Leo Messi foi o vencedor do prêmio ‘The Best’, concedido pela FIFA ao melhor jogador do mundo na temporada. Desse modo, transformou-se no único jogador a ser eleito o melhor do mundo seis vezes pela principal entidade futebolística do planeta.

Isso porque antes o prêmio tinha outro nome e ele ainda não tinha vencido o que possui a atual denominação. Messi superou na final o zagueiro holandês Virgil Van Dijk (Liverpool) e o atacante português Cristiano Ronaldo (Juventus).

Após a cerimônia de gala da premiação, realizada na última segunda-feira, em Milão (Itália), o craque de 32 anos ofereceu uma entrevista exclusiva para a FIFA na qual comentou suas perspectivas e fez uma análise da temporada. Confira abaixo algumas das suas principais declarações!

O primeiro ‘The Best’

Estou muito contente de poder receber esse prêmio. Mas como sempre digo, para mim os prêmios individuais são secundários, o principal é o coletivo. É uma noite emocionante porque tenho a sorte de ter minha mulher e dois dos meus três filhos aqui. Desfrutar esse momento com eles é algo único.

Análise da última temporada

Foi estranha. Tivemos um grande ano a nível coletivo e por uma partida (a derrota para o Liverpool) deixou de ser bom. A decepção foi tão grande que já não demos importância para a Liga e jogamos a Copa do Rei sem chegar bem preparados. O golpe tinha sido muito duro. Um jogo marcou a temporada que até então tinha sido perfeita.

Por que surpreende a boa relação com CR7?

Pela grande rivalidade no aspecto esportivo. Pelo fato de um estar no Barcelona e outro no Real Madrid. As pessoas pensam que isso vai além do futebol, mas não. Nós queremos o melhor para a nossa equipe e no aspecto individual gostamos de vencer. Mas o importante é que tudo fique dentro de campo.

O talentoso Ansu Fati

Eu gosto muito, tento ajudá-lo e acompanhá-lo. Tem um nível de jogo impressionante e condições para ter sucesso. Mas também gostaria que cuidassem da ascensão dele aos poucos, como aconteceu comigo. Com tranquilidade, sem que sofra pressão. Não podemos esquecer que tem 16 anos. Esperamos que siga desfrutando e que todo o barulho que existe ao redor dele não acabe prejudicando, porque tem condições de ser um dos melhores.

O carinho que recebeu de Ronaldinho

Ronaldinho e Rijkaard também (técnico holandês da época). Diria que de todo o elenco. Todos me ajudaram de uma maneira ou outra. Especialmente quando o treinador não me colocava para jogar e eu me irritava. Hoje eu entendo que era o melhor para mim e sempre serei agradecido. Já falei pra ele (ao Rijkaard) o quanto foi importante a forma como ele me tratou.

Objetivos para a temporada

Todos. Há quatro anos não ganhamos a Champions. Temos muito vontade de voltar a vencê-la. Mas somos conscientes de que se não estamos bem no dia a dia, não vamos conseguir. E depois a Copa América. Ter uma oportunidade de tentar mais uma vez me deixa muito motivado.