Messi, o único jogador da história sete vezes artilheiro da Liga Espanhola.
Messi, o único jogador da história sete vezes artilheiro da Liga Espanhola / FCB

O Barça pode até não ter conquistado um novo tricampeonato espanhol nesta temporada, mas Leo Messi voltou a mostrar que é um especialista em quebrar recordes históricos.

Com os dois gols marcados na goleada por 5 a 0 contra o Alavés, no último jogo do Barça na Liga Espanhola, o melhor jogador do mundo conseguiu mais uma vez ser o artilheiro da competição, desta vez com 25 gols.

Com isso, o craque argentino se tornou o único jogador da história a conseguir sete vezes o ‘Troféu Pichichi’, concedido ao maior goleador do campeonato. Ele já era o detentor do recorde, mas empatado com Telmo Zarra, ambos com seis.

Messi voltou a mostrar que é um gênio da bola e o melhor jogador de futebol do século XXI. Além disso, pulverizou outro recorde lendário, vigente desde a temporada 1952/53, quando Zarra conquistou pela sexta vez a artilharia da Liga.

Os gols marcados por Messi em cada uma das sete vezes que foi artilheiro da Liga.
Os gols marcados por Messi em cada uma das sete vezes que foi artilheiro da Liga / FCB

Recorde histórico de assistências

Além de quebrar o recorde de número de artilharias da Liga Espanhola, Messi também se tornou o jogador com mais assistências em uma mesma edição da competição, com um total de 21 passes de gol.

O craque argentino superou o seu ex-companheiro de equipe e amigo, Xavi Hernández, que tinha obtido a marca de 20 passes de gol na temporada 2008/09.

Ao todo, Messi marcou 25 gols e repartiu 21 assistências em 33 jogos disputados na Liga Espanhola 2019/20. Números que foram suficientes para que o capitão do Barça conseguisse dois novos recordes em uma competição que ele há tempos já poderia chamar de sua.