Messi celebra o golaço de falta contra o Liverpool, o 600º com a camisa do Barça
Messi celebra o golaço de falta contra o Liverpool, o 600º com a camisa do Barça / Emilio Morenatti – AP/AE

Leo Messi voltou a ser o destaque da semana com um novo feito histórico. O craque argentino marcou uma dobradinha na vitória por 3 a 0 contra o Liverpool, no Camp Nou e chegou aos 600 gols na carreira com a camisa do FC Barcelona. A vitória deixou o clube catalão a um passo de uma nova final da Liga dos Campeões da Europa.

O curioso é que o fato de Messi conseguir outra marca histórica já não chama a atenção, afinal isso é rotina na carreira do argentino. O impressiona é a maneira que ele escolhe para conseguir essas façanhas. Há dois anos, marcou nos acréscimos o gol da vitória por 3 a 2 sobre o Real Madrid no Bernabéu. Era o 500º da carreira.

Agora, chegou aos 600 gols com uma falta magistral no ângulo do goleiro brasileiro Alisson, que aumentou a vantagem culé para o duelo da volta da eliminatória contra o time inglês, no temido estádio de Anfield. Uma cobrança mágica que deu a volta ao mundo e que não deixa dúvidas sobre quem é o melhor jogador do planeta.

Um ciclo perfeito

Além de escolher os duelos mais importantes para fazer história, Messi também parece um relógio suíço quando o assunto é sua eficiência. Tem uma média aproximada de 42 gols por temporada com a camisa do Barça e na atual campanha já soma 48 gols em todas as competições.

Outro dado curioso é que o fenômeno argentino marcou o primeiro oficial da carreira no dia 1º de maio de 2005, contra o Albacete, após uma assistência de Ronaldinho. E adivinha o dia que ele escolheu para atingir a marca dos 600 gols…Sim, o 1º de maio de 2019, exatos 14 anos depois.


Os gols de Messi com a camisa do Barça estão divididos da seguinte maneira: 417 na Liga Espanhola, 112 na Liga dos Campeões, 50 na Copa do Rei, 13 na Supercopa da Espanha, 5 no Mundial de Clubes FIFA e 3 na Supercopa da Europa.

Líder da Chuteira de Ouro

Tantos gols renderam inúmeros prêmios ao craque argentino. Messi soma cinco Chuteiras de Ouro na carreira, o mesmo número de Bolas de Ouro. Na atual temporada ele é o artilheiro da Liga dos Campeões com 12 gols e também da Liga Espanhola, com 34 gols.

O capitão do Barça está muito próximo de ganhar o prêmio de maior artilheiro das ligas europeias e também de melhor jogador do mundo pela sexta vez – em ambos os casos.

Com relação ao prêmio de melhor do mundo, ele nem deveria nem participar. É um dos maiores da história desde o primeiro dia que pisou em um gramado.