Jenson Button conquistou uma importante vitória no GP da China de F1, sua segunda na temporada.

A exemplo do que ocorreu na Austrália, a chuva trouxe emoção ao GP da China de Fórmula 1. Surpresas, ´safety-car´, erros, ultrapassagens e muita polémica foram os ingredientes principais de uma corrida vencida de forma brilhante pelo inglês Jenson Button, da McLaren. Hamilton, seu companheiro de equipe, completou a ´dobradinha´ da escuderia inglesa no circuito de Xangai que agora lidera o mundial de construtores.

É a terceira equipe distinta em apenas quatro provas da temporada que consegue dominar uma corrida na máxima categoría do automobilismo mundial, o que ressalta o equilibrio entre os participantes. O terceiro lugar ficou para o alemão Nico Rosberg (Mercedes GP) que a cada prova se confirma como um dos melhores pilotos do campeonato e já é segundo na luta pelo título.

Hamilton novamente virou noticia pela polémica. Protagonizou um duelo dentro do boxes com Sebastian Vettel que seguía sendo investigado pelos comissários ao final da corrida. Apesar disso, teve um grande desempenho e ultrapassou a todos, menos Jenson Button que segurou o ímpeto do seu compatriota até a bandeirada final e é o novo líder do mundial de pilotos. O grande mérito de Button foi ter ficado com pneus para pista seca quando a maioria das equipes entrava para uma inesperada troca de pneus por culpa da chuva. Alguns chegaram a passar até cinco vezes pelos boxes.

Outra manobra polémica foi a de Fernando Alonso contra o Felipe Massa, ambos da Ferrari. O espanhol meteu a sua F10  contra a do brasileiro num ponto muito complicado na entrada dos boxes. Massa preferiu não polemizar, mas está claro que a coisa já não será a mesma dentro da escudería italiana. Alonso, que já havia queimado a largada, acabou em quarto lugar. Já o brasileiro realizou uma de suas piores corridas, acabou 9º e passou de líder do mundial a ser o sexto colocado.

Red Bull se desinfla

Quem decepcionou esta vez foram os carros da Red Bull. Dominaram o treino clasificatório, mas na corrida não souberam lidar com os imprevistos e ficaram com uns modestos  6º (Vettel) e 8º (Webber) lugar. A equipe austríaca mostrou uma vez mais que se complicam para confirmar sua superioridade se não há condições normais durante a prova. Assim, seguem atrás de McLaren e Ferrari entre os construtores.

O ´Kaiser´ Schumacher segue sua via crucis de readaptação na F1. Ficou em 10º lugar, mas teve que ver como vários pilotos da nova geração lhe ultrapassavam como se fosse um novato. Seu compatriota e companheiro de equipe, Nico Rosberg está rendendo muito mais que ele com o mesmo carro. Sinal dos tempos.

Classificação mundial F1 Pilotos (5 primeiros)

1 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) –  60 pontos
2 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP) – 50
3 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 49
4 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 49
5 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 45

Classificação mundial F1 Construtores (5 primeiros)

1 – McLaren-Mercedes –  109 pontos
2 – Ferrari – 90
3 – Red Bull Racing  – 73
4 – Mercedes GP – 60
5 – Renault – 46