O Manchester City conquistou pela primeira vez na história o título de Supercampeão da Europa. A façanha inédita veio com uma vitória nos pênaltis sobre o Sevilla (5-4), nesta quarta-feira, no Estádio Karaiskakis, em Atenas (Grécia), após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.

O clube espanhol abriu o placar ainda no primeiro tempo com um golaço de cabeça do marroquino En-Nesiry, que fez o Sevilla sonhar com o bicampeonato da competição. E teve chances para isso, mas todas as tentativas pararam no goleiro Ederson.

O City reagiu no segundo tempo e chegou ao empate através de Palmer, também de cabeça. Depois disso, o duelo ficou emocionante e equilibrado até o final e o campeão só foi definido nas penalidades.

Os citizens foram mais eficiente e acertaram as cinco cobranças. Já os sevilhanos viram Gudelj mandar o quinto pênalti no travessão e, com isso, fulminar a chance de voltar a vencer um título que só conquistaram uma vez em sete finais disputadas.

Guardiola, o segundo maior

Com o título da Supercopa da Europa 2023, Pep Guardiola se tornou o segundo treinador com mais títulos na história do futebol, com um total de 36 troféus para a coleção. O mais impressionante é que o técnico catalão atingiu essa marca em apenas 15 anos de carreira.

Somente o já aposentado inglês Alex Ferguson – com 49 títulos em 39 anos como treinador – está acima de Guardiola nesse contexto. Mas ninguém duvida que possa ser ultrapassado pelo técnico do City, um verdadeiro campeão desde os seus inícios no FC Barcelona.