Lewandowski marcou uma dobradinha e chegou aos sete gols na LaLiga / Foto: Ricardo Nogueira.
Lewandowski marcou uma dobradinha e chegou aos sete gols na LaLiga / Foto: Ricardo Nogueira.

O FC Barcelona flertou com o perigo e quase foi surpreendido pelo Alavés neste domingo, no Estádio Olímpico de Montjuic, em partida válida pela 13ª rodada da LaLiga.Após sofrer um gol com menos de um minuto em outro primeiro tempo preocupante, o conjunto catalão teve que se desdobrar para conseguir uma virada trabalhada, com dois gols de Lewandowski. O resultado manteve o Barça na luta pelo título da competição, mas não dissipou as dúvidas que pairam sobre a equipe azul-grená.

Criticado pelo seu desempenho nos últimos jogos, o conjunto catalão precisava vencer e jogar bem para acalmar os ânimos do seu entorno. Ciente da situação, Xavi Hernández fez mudanças na equipe titular. Colocou Cancelo na lateral esquerda e três zagueiros: Iñigo, Kounde no centro da defesa; e Araujo na lateral direita. No meio, Pedri, Fermín e Gundogan, e no ataque, João Félix, Lewandowski e Lamine Yamal.

Um total de 38.182 torcedores foram dar o seu apoio em Montjuic com a esperança de ver o Barça recuperar as boas sensações do início da temporada. Porém, com apenas 20 segundos de jogo, Samu abriu o placar para os visitantes e silenciou o Estádio Olímpico. O atacante do Alavés foi um verdadeiro pesadelo para a defesa do Barça e desperdiçou duas grandes chances para ampliar a vantagem basca antes do intervalo.

Dobradinha de Lewandowski

O Barça voltou para a segunda parte muito mais agressivo, tanto na defesa quanto no ataque. A mudança de postura foi rapidamente recompensada. Aos 53 minutos, Lewandowski igualou o placar com um golaço de cabeça, após cruzamento milimétrico de Kounde. Xavi, aproveitando o momento favorável, fez mudanças ofensivas buscando os três pontos. Ferran Torres, um dos substitutos, teve papel decidiso no triunfo.

O tubarão azulgrana ganhou um duelo na área e foi derrubado. Pênalti. Lewandowski cobrou e confirmou a virada culé. O atacante polaco anotou uma dobradinha, quebrou uma sequência de seis jogos sem marcar e chegou aos sete gols na LaLiga. O resultado mantém o Barça na terceira posição da tabela antes da nova Data FIFA, com 30 pontos em 13 rodadas, quatro a menos que o líder Girona.