A segurança durante a Copa do Mundo da África do Sul sempre foi um dos temas mais preocupantes para os organizadores deste mundial. O duro foi ver que os problemas começaram antes mesmo da bola rolar. Vários jornalistas e inclusive alguns jogadores da Grécia foram roubados em terras sul-africanas nessa semana. O caso dos profissionais da imprensa foi mais grave, já que sofreram um assalto à mão armada.

Na madrugada da última quarta-feira o jornalista Miguel Serrano (foto), do jornal espanhol Marca, dormia no seu hotel situado na cidade de Magaliesburgo – a 120km de Johannesburgo – quando vários individuos armados entraram no seu quarto e o deixaram só com a roupa do corpo e a sua credencial. Dois repórteres portugueses que estavam no mesmo hotel viveram a mesma situação.

Um dia antes foi a vez de quatro jornalistas chineses sofrerem um assalto enquanto conduziam um carro pelo centro de Johannesburgo. A coisa não pára por aí. Alguns jogadores da Grécia, hospedados em um hotel na cidade de Durban, denunciaram o sumiço do dinheiro que tinham no seu quarto. Pelo visto a policía local vai ter trabalho dobrado durante esta Copa do Mundo.