Joan Garcia é oficialmente o novo reforço do FC Barcelona. O Barça anunciou nesta quarta-feira que pagou a cláusula de rescisão do goleiro ao RCD Espanyol no valor de 25 milhões de euros, mais taxas — totalizando 26,3 milhões de euros. Além disso, revelou que o jogador assinará contrato com o clube na próxima sexta-feira, válido até 30 de junho de 2031.

Nascido em Sallent de Llobregat, município a 70 km de Barcelona, o goleiro catalão de 24 anos tornou-se a primeira grande contratação do Barça para as próximas temporadas. Joan Garcia foi eleito o melhor goleiro da LaLiga e um dos principais responsáveis por evitar o rebaixamento do RCD Espanyol.

Apesar disso, seu agora ex-clube não reagiu bem à sua transferência para o maior rival e se despediu do atleta, formado em sua base, com um comunicado frio e discreto nas redes sociais. Joan Garcia, por sua vez, demonstrou carinho e respeito na despedida: “Chegou a hora de me separar do clube que foi minha casa desde os 15 anos”, declarou.

“Sempre defendi essas cores com todas as minhas forças, e foi um orgulho para mim. Agora, começo um novo desafio, que encaro com entusiasmo, mas sem esquecer o que deixo para trás. Obrigado por tudo, Espanyol. Até sempre!”, completou em um extenso comunicado publicado em suas redes sociais.

Um salto na carreira

A transferência de Joan Garcia para o Barça representa um salto de qualidade na carreira de um goleiro que também passou pelas categorias de base da Seleção Espanhola — com a qual foi campeão olímpico em Paris 2024. Agora, com a camisa azul-grená, o céu é o limite. Só depende dele

Outro ponto importante é a projeção de sua marca pessoal ao integrar um gigante como o FC Barcelona. Um dado curioso que exemplifica bem esse impacto: após o anúncio de sua contratação, Joan Garcia passou de 30 mil para 600 mil seguidores no Instagram em apenas duas horas