Guardiola se converteu sem querer no personagem central do duelo entre o Bayern e o FC Barcelona. Foto: Manu Fernández AP/AE

O futebol às vezes surpreende com histórias que nem os melhores roteiristas poderiam imaginar. O confronto entre o FC Barcelona e o Bayern de Munique, válido pelas semifinais da atual Champions League é uma delas. Não pelo jogo em si, com dois dos clubes mais poderosos da Europa, mas sim por um personagem que virou lenda no futebol mundial nos últimos anos: o técnico Pep Guardiola.

Guardiola será o próximo treinador do Bayern e sua estréia no clube alemão está prevista para o dia 14 de julho. Mas após o sorteio da UEFA da última sexta-feira que botou os alemães contra o Barça na luta por uma vaga na final de Wembley, muita gente aposta que o trabalho de Guardiola começará antes. O rumor que o Bayern pedirá conselhos para ele sobre como derrotar o Barça é ensurdecedor e já causou muita polêmica.

Uma delas foi a irritação do atual técnico do Bayern, Jupp Heynckes, sobre essas insinuações. “Respeitem meu trabalho.  Sou capaz de preparar meu time para qualquer jogo sem precisar ligar para ninguém”, desabafou. O director-esportivo do clube alemão, Mathias Sammer, também garantiu que isso não vai acontecer.

Então apareceu o técnico do Borussia Dortmund, Jürgen Klopp, para garantir que não acredita na palavras dos dirigentes do Bayern. O sempre simpático e sorridente Klopp foi bastante irônico ao comentar o caso. “Aposto o meu traseiro que o Bayern vai pedir informes sobre o Barcelona para Guardiola”, disse neste fim de semana.

A opinião de Klopp irritou profundamente o vice-presidente do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge. “Pelo jeito o traseiro de Klopp vai vir parar no museu do Bayern”, disparou. “Ele deveria ter apostado o cabelo transplantado que tem. É mais fácil para transportar que o traseiro dele”, concluiu Rummenigge.

A polêmica está armada. Todos sabem que esse FC Barcelona mágico que conquistou o mundo é uma obra de Guardiola, que conhece melhor que ninguém todos os detalhes do clube catalão e dos seus jogadores. Além de ser o clube do coração dele. A preocupação em Barcelona é grande e a pregunta que não quer calar é: Guardiola dará informes sobre o seu ex–clube antes de começar a trabalhar oficialmente no Bayern?