Iniesta voltará pela primeira vez ao cenário onde tudo começou. Foto: LD Sport News

Que o Barça de Guardiola é considerado o melhor time do mundo há alguns anos, todos sabem. O que poucos lembram foi o momento que transformou isso numa realidade indiscutível. Era um 6 de maio de 2009. Chelsea y FC Barcelona disputavam um duelo de vida e morte no estádio Stamford Bridge, em Londres, que valia uma vaga na final da Champions League daquele ano.

O clube inglês vencia por 1 a 0 até os minutos finais da partida. Quando tudo parecia perdido para o Barça, apareceu o meia Andrés Iniesta e empatou o jogo nos acréscimos com um chute que entrou para a eternidade.

Um disparo no ângulo guiado pelos anjos que fez toda a Catalunha deleitar de uma explosão de felicidade inesquecível. Sem esse gol, o Barça nunca teria se convertido no único time a ganhar todos os títulos em jogo num mesmo ano e a história seria bem diferente (Relembre aqui o inesquecível gol de Iniesta contra o Chelsea).

Por coincidências do destino, na próxima quarta-feira essa rivalidade vivirá um novo capítulo. O Chelsea volta a receber o Barcelona, em Stamford Bridge, numa semifinal da melhor competição de clubes do planeta com um notório desejo de vingança. E para falar sobre isso, ninguém melhor que Andrés Iniesta. Ele protagonizou a última entrevista coletiva do Barcelona antes do embarque para Londres, nesta segunda-feira, no estádio Camp Nou.

A pergunta de abertura – como não poderia ser diferente – foi sobre o retorno pela primeira vez de Iniesta ao cenário onde a impressionante trajetória culé começou. “É maravilhoso relembrar o gol de Stamford Bridge. Foi um momento especial e intenso. Mas estou certo que essa quarta-feira será uma partida duríssima”, respondeu. “Tive a sorte e o privilégio de marcar gols importantes. Estou orgulhoso disso. Segredo? Não há segredo nesse caso”, completou.

O meia espanhol também sabe que o Chelsea voltou a viver um grande momento nessa reta final de temporada. Apesar disso, deixou claro qual será a estratégia do Barça na partida. “Vamos a Londres para ganhar e tentaremos cometer o mínimo de erros possível”, disse. Iniesta finalizou deixando uma mensagem positiva para a torcida do Barcelona. “O time está bem, com vontade e isso me deixa otimista. Estamos a 180 minutos de outra final de Champions e só depende de nós”.