A torcida do Hércules saiu feliz com a surpreendente vitória sobre o Barcelona no estádio Camp Nou. Foto: LD Sport News

Foi como se o FC Barcelona tivesse sido atropelado por um caminhão. Na segunda partida do seu retorno a 1ª divisão da Liga Espanhola, o modesto Hércules CF não tomou conhecimento de quem tinha por diante e derrotou o todo-poderoso Barça por 2 a 0, sábado passado, em pleno estádio Camp Nou. O problema foi o modo como realizou a façanha. O Hércules só não goleou o atual bicampeão espanhol graças às inúmeras defesas do goleiro Victor Valdés.

O resultado foi o mais surpreendente da rodada. O jogo do Barcelona também. Parecia um time vulgar, sem idéias, com um jogo lento e pouco fluido. Irreconhecível. O Hércules soube aproveitar-se do dia ruim do adversário e venceu com dois gols do paraguaio Valdez, que se consagrou no estádio catalão. A modesta equipe encarnou o espírito do seu xará herói da mitologia Grega e venceu de forma contudente o amedrontador time do técnico Pep Guardiola.

O atacante paraguaio Valdez marcou os dois gols da vitória do Hércules sobre o Barcelona. Na comemoração lhe acompanha o francês David Trezeguet, a contratação estrela do modesto time espanhol. Foto: LD Sport News.

O curioso é que a história se parece como a de um raio que tivesse caído três vezes no mesmo lugar. Na temporada 1996/97 da Liga Espanhola, o Barcelona caiu derrotado nos dois jogos contra o Hércules e os pontos desperdiçados lhe custaram o título daquele ano. Dessa vez, outra dura derrota. Justo no dia em que Catalunha celebrava o seu feriado político mais representativo. Tinha gente que já dizia que o Barça seria campeão esse ano outra vez sem problemas. Bastou a visita do Hércules no Camp Nou para mudar esse panorama…