A UEFA premiou nesta quinta-feira, em Mônaco, o melhor jogador, jogadora, treinador e treinadora da temporada 2022/23 do futebol europeu. A divulgação dos vencedores foi feita após o sorteio dos grupos da próxima edição da Liga dos Campeões.

O vencedor na categoria masculina foi Erling Haaland (23 anos). O atacante norueguês do Manchester City foi o craque mais decisivo da equipe nas conquistas do Campeonato Inglês, Liga dos Campeões e Copa da Inglaterra.

Anotou 52 gols em 53 jogos, foi o artilheiro da Champions (12) e da Premier League, quebrando o recorde inglês ao balançar 36 vezes as redes adversárias. Um ganhador da Tríplice Coroa do futebol europeu com apenas 23 anos.

Na categoria feminina o prêmio ficou para a catalã Aitana Bonmatí (25 anos). A meia do FC Barcelona recebeu o reconhecimento do futebol europeu após conquistar a Liga dos Campeões pela segunda vez com o Barça e a Copa do Mundo pela Seleção Espanhola, sendo eleita a MVP do Mundial.

Aitana aproveitou o momento para denunciar o “abuso de poder” que o futebol feminino da Espanha vive atualmente, evidenciado no triste episódio recente envolvendo o presidente da RFEF, Luís Rubiales. “Não estão sendo bons momentos no futebol espanhol”, disse.

“Tem coisas que não podemos deixar passar. Como sociedade, não podemos permitir o abuso de poder, a falta de respeito, estamos com Jenni e com todas as mulheres que passaram pela mesma situação”, acrescentou.

Guardiola e Wiegman, premiados

Pep Guardiola foi o ganhador do prêmio da UEFA de melhor treinador. O comandante do Manchester City conquistou pela segunda vez a Tríplice Coroa do futebol europeu na última temporada (a primeira foi com o Barça) e mereceu com toda justiça o reconhecimento.

Na categoria feminina a escolhida foi Sarina Wiegman. A treinadora holandesa foi campeã da Eurocopa em 2022 e vice-campeã da Copa do Mundo de 2023 com a Inglaterra. Ela dedicou o prêmio à Seleção Espanhola, campeã mundial.

Também lamentou que a conquista da Espanha tenha sido ofuscada pelo lamentável comportamento do presidente da RFEF, Luís Rubiales. “Todos sabemos o que está acontecendo com a Seleção Espanhola, estou muito machucada como treinadora, mãe e mulher”, declarou.