Adrian Newey (Red Bull Racing) pode ganhar nesta temporada seu terceiro título mundial de constructores consecutivo. Foto: Divulgação

Por Waldemar Pluschkat Neto*

Acham que Ross Brawn inventou algo de novo? Parece que não. A invenção dele na Mercedes GP para a temporada 2012 da F1 – o W-Duto – já havia sido pensada pelo engenheiro espanhol Diego Cano Zuriguel, segundo a Tomorrow News F1.

Independentemente da patente do negócio, o certo é que o invento iniciou uma disputa profissional entre os geniais engenheiros ingleses, Ross Brawn e Adrian Newey, que será uma das principais atrações desta temporada. Uma estatística: nos últimos 20 anos, 13 títulos de Construtores ficaram entre dois engenheiros ingleses, Brawn e Newey.

Em meados da década de 1980, ambos trabalharam juntos no fracassado projeto Haas-Lola. Imaginem o que não teria acontecido se o americano tivesse conseguido patrocínio para continuar na categoria.

A aposta numa briga dos gênios da F1 faz sentido. Brawm criou uma equipe vinda da Honda e com difusor soprado ganhou o campeonato de 2009. Adrian Newey criou o sistema difusor traseiro e faturou dois campeonatos seguidos em 2010 e 2011.

Hoje, com a proibição do difusor traseiro, os gênios estão batendo de frente. E o céu é o limite para quem é um projetista de renome.

Ross Brawn aposta pelo difusor duplo nesta temporada, um invento do espanhol Diego Cano Zuriguel. Foto: Divulgação

A Mercedes vem com o bico frontal onde o ar distribui na asa dianteira. A Red Bull vem com o ar frontal duplo distribuído na base do chassis. Um direcionado para o piloto e o outro para a distribuição junto ao assoalho do carro em direção à parte traseira.

O que todos querem ver é qual dessas idéias deixará o carro mais rápido. A resposta virá nas primeiras corridas dessa temporada. O curioso é que ambas as equipes apostam por misturar a experiência com a juventude para lutar pelo título.

Prova disso são as duplas de pilotos Michael Schumacher/Nico Rosberg (Mercedes GP) e Sebastian Vettel/Mark Webber (Red Bull). Tanto Brawn como Newey terão nomes talentosos para os pegas que decidirão o melhor projeto.

*W. Pluschkat Neto é natural do Rio de Janeiro, advogado e fã de velocidade desde que ganhou um andador quando era criança.