Messi celebra seu gol contra o Chile na semana passada. Apenas três gols lhe separam da marca de Maradona (34) com a Seleção Argentina. Já soma um total de 71 em 2012. Foto: EFE / Felipe Trueba

Com somente 25 anos o argentino Lionel Messi segue assombrando o mundo. O astro do FC Barcelona reforça em cada partida a sua condição de melhor jogador do planeta. O esporte mais popular da Terra está diante de um iluminado que extrapola a essência do meramente desportivo e atinge uma dimensão mágica quando tem uma bola sob controle.

Tudo com um estilo único, diferente, mas com a responsabilidade de quem está seriamente comprometido com a história. A mais recente apresentação de gala do argentino foi na espetacular vitória do Barça por 5 a 4 sobre o Deportivo, sábado pasado, no estádio Riazor, em La Coruña, pela oitava rodada da Liga Espanhola 2012/13. E não só pelos três golaços que marcou (seu 21º Hat-trick com a camisa culé), mas pelo conjunto da obra.

Messi voltava de dois duros jogos com a seleção argentina pelas eliminatórias da próxima Copa, onde anotou três gols e foi decisivo para o seu país. Também vive a expectativa de quem vai ser pai pela primeira vez nos próximos dias. Tudo indicava uma folga, mas o técnico do Barça, Tito Vilanova, viu o sorriso e a vontade de sempre na cara do craque e botou ele campo sem nenhum constrangimento.

E o gênio voltou a superar a si mesmo. Marcou um novo Hat-trick e já é o artilheiro isolado do espanhol, com 11 gols em oito jogos. Chegou aos 59 com a camisa do Barça no ano de 2012, um a mais que a sua melhor marca conseguida em 2010. Contando os gols com a Argentina soma um total de 71 neste ano e começa ameaçar recordes históricos de Pelé e do ´Torpedo´ Müller (Confira os gols de Messi diante do Deportivo, no último sábado, em Riazor).

Messi é um craque que se reinventa com os anos. Nesse ritmo está próximo de se converter no primeiro jogador da história a conseguir três Chuteiras de Ouro (prêmio concedido ao maior goleador da ligas européias) e também no único a ganhar a Bola de Ouro em quatro ocasiões. Está a três gols de igualar o número de gols de Maradona (34) com a seleção argentina. O futebol está diante de um artista cujo limite só o tempo poderá dizer qual é.