O meia Gavi atingiu uma nova marca histórica com a camisa do FC Barcelona. O atual Golden Boy e Troféu Kopa do futebol mundial se tornou o jogador mais jovem da história a chegar aos 100 jogos oficiais com a camisa do Barça – 19 anos e 29 dias.

O jovem talento culé superou a marca que pertencia ao atacante Bojan Krkic, com 19 anos, dois meses e 24 dias. Não só isso. Gavi se tornou também o mais jovem a chegar aos 100 jogos oficiais em um clube das cinco grandes ligas europeias. Um fenômeno!

O novo recorde veio na vitória do Barça por 2 a 1 sobre o Osasuna, no Estádio El Sadar, em Pamplona, pela quarta rodada da Liga Espanhola 2023/24. Um duelo duríssimo, no qual Gavi acabou levando pontos na orelha após uma cotovelada de Rubén García.

Um guerreiro que coloca paixão e intensidade até para cobrar um lateral. Apesar da pouca idade, já é um dos pilares do novo Barça e foi destaque nas conquistas da Supercopa da Espanha e da Liga Espanhola na última temporada.

Ao todo, Gavi soma cinco gols e 11 assistências nos primeiros 100 jogos pelo Barça – 79 deles como titular. Suas estatísticas podem não chamar muito a atenção, mas ele não é o típico goleador das multidões e nem o cara das assistências.

Sua maior qualidade é a disciplina tática e raça inesgotável em campo em benefício da equipe. O sacrifício individual em prol do coletivo. É aí onde esse ainda menino se tornou um gigante e uma referência no futebol mundial.